Retrospectiva: Santa Casa de Maceió é destaque no cenário nacional em 2013

Dentre as conquistas mais relevantes da Santa Casa de Maceió em 2013 está o reconhecimento público de órgãos governamentais, privados e da própria mídia sobre o trabalho realizado pela instituição e que nem sempre é visível pela sociedade.

Começamos a lista com a certificação da Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino após 40 anos de espera. Mesmo deixando de ser campo de aprendizado da Faculdade de Medicina de Alagoas no início da década de 70, o hospital manteve seu papel como formador de novos profissionais por meio de campos de estágio e, mais recentemente, da Residência Médica. Após inúmeros investimentos em ensino e pesquisa, finalmente os ministérios da Saúde e da Educação conferiram o certificado em portaria publicada no Diário Oficial.

Com esse “status” fica aberto o caminho para a implantação da futura Faculdade de Medicina, que será criada em parceria com a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Na lista de conquistas consta ainda o reconhecimento do guia de economia “As Melhores da Dinheiro – 1000 maiores empresas do Brasil”, publicado pela revista Isto É Dinheiro. A instituição alagoana está entre as cinco melhores empresas do país no setor saúde, marcando presença em todos critérios avaliados: Sustentabilidade financeira, Governança corporativa, Inovação e qualidade, Recursos humanos, além de Responsabilidade social e meio ambiente.

No ranking, a Santa Casa de Maceió figura como a única empresa alagoana e uma das 11 do Nordeste que se sobressaíram, em 2013, nos 27 setores da economia pesquisados.

Outro reconhecimento foi a recente adesão à Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade que reúne um seleto grupo de 48 instituições de excelência no país e cujo ingresso obedece a normas bem específicas, como origem do faturamento e certificações como a acreditação.

Na área da qualidade destaque para a manutenção do Nível 2 da Acreditação da ONA, os preparativos para a conquista do Nível 3 assim como a adesão da Santa Casa de Maceió ao programa de qualificação Acreditação Internacional Canadense, sendo a primeira Santa Casa do País a investir nesta certificação.

Outra importante conquista foi a confirmação do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef e pelo Ministério da Saúde ao Hospital Nossa Senhora da Guia e que será entregue formalmente agora em janeiro.

Para receber o selo, a unidade passou por uma criteriosa auditoria realizada por técnicos do Ministério da Saúde. Após ouvir gestantes e colaboradores e checar documentos e rotinas da maternidade, a auditoria comprovou que a unidade atendia aos dez passos da amamentação definidos pelo Unicef.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos