Criminosos usam publicidade no Yahoo para infectar internautas com vírus

Empresa de segurança estima que o malware infectou 27 mil pessoas por hora na Europa.

Getty ImagesVírus no Yahoo teria infectado 27 mil computadores por hora, estima empresa de segurança

Vírus no Yahoo teria infectado 27 mil computadores por hora, estima empresa de segurança

Um anúncio publicado no formato de banner no Yahoo infectou milhares de computadores na Europa com vírus, afirma a empresa de segurança Fox-it. De acordo com um post no blog da companhia, criminosos usaram a publicidade como base para disseminar seu vírus.

O Yahoo confirmou o ocorrido e afirma que já removeu o conteúdo do ar. A Fox-it estima que o vírus tenha contaminado cerca de 27 mil computadores por hora. A estimativa é que a infecção tenha começano no dia 30 de dezembro e o anúncio só foi retirada do ar na última sexta-feira (3 de janeiro).

Ainda de acordo com a postagem no blog da companhia, os países com maior número de computadores infectadores são Romênia, Reino Unido e França.

Como funciona a infecção
A companhia de segurança digital revela que os visitantes do Yahoo que clicaram no banner tiveram um malware instalado em seu computador e foram levados para um ambiente (Magnitude) onde são exploradas vulnerabilidade de Java. A Fox-it não confirma o nome do autor do vírus, nem seu potencial para o roubo de dados dos usuários.

Segundo informações da Reuters, os usuários de computadores Mac (da Apple) e dispositívos móveis (smartphones e tablets) não foram afetados pelo vírus.

Fonte: R7

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos