Conflito em Atalaia: Prefeitura apresenta proposta a servidores

Ascom MPProposta foi apresentada durante reunião realizada nesta quarta-feira(17)

Proposta foi apresentada durante reunião realizada nesta quarta-feira(17)

Os servidores da prefeitura de Atalaia decidem na próxima sexta-feira (17) se aceitam a proposta de pagamento dos salários atrasados oferecida pelo município.

A proposta foi apresentada na tarde desta quarta-feira (15) durante uma reunião entre uma comissão formada por representantes da prefeitura de Atalaia, do Comitê Popular em Defesa de Atalaia e o Procurador-Geral Sérgio Jucá, na sede do Ministério Público.

A proposta do município foi aceita, temporariamente, pelo Sindicato dos Educadores de Atalaia. Entretanto, aprovação final da proposta somente será confirmada na próxima sexta-feira, após uma assembleia com todos os trabalhadores da educação.

A sugestão da prefeitura de Atalaia foi realizar o pagamento dos salários de dezembro em fevereiro, na expectativa do Executivo de receber um resíduo do Fundeb, prometido pelo Governo Federal.

De acordo com a proposta, o pagamento dos salários da folha de dezembro dos professores com o repasse do resídio do Fundeb a ser realizado pelo Governo Federal até o final de fevereiro; pagamento dos salários da folha de dezembro dos servidores administrativos no mês de abril de 2014; pagamento em dia de cada mês de 2014 a ser realizado da seguinte maneira: dia 20/01 – inicia o pagamento de janeiro (1ª faixa); dia 30/01 – Continua o pagamento de janeiro (2ª faixa); dia 10/02 – encerra o pagamento de janeiro. Ainda de acordo com a proposta, os demais meses seguem a mesma sequência de pagamento.

“A reunião foi bastante proveitosa porque chegamos a um consenso. Eu louvo o resultado dela e os comportamentos apresentados pelos dois lados envolvidos. O que aconteceu foi uma prova de que Prefeitura e trabalhadores querem colocar um fim nesse impasse", disse o Procurador-Geral Sérgio Jucá.

Entenda

O conflito entre a prefeitura e os servidores teve início no último dia 06, quando líderes sindicais e movimentos sociais resolveram ocupar o prédio da prefeitura. Os trabalhadores exigem o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro e os trabalhadores rurais solicitam melhorias na infraestrutura dos assentamentos no município.

Em entrevista à imprensa, o prefeito Mano disse que a prefeitura vem enfrentando dificuldades no pagamento dos salários devido à redução do repasse dos recursos federais. O prefeito informou, no entanto, que um calendário está sendo elaborado para assegurar o pagamento.
Quanto aos trabalhadores rurais, o chefe do Executivo disse que a cidade possui 11 assentamentos e que o trabalho da prefeitura vem sendo realizado, apesar de não ocorrer na velocidade desejada pelos trabalhadores.

Para resolver o impasse, uma reunião entre representantes dos trabalhadores, prefeitura, MP e lideranças políticas foi realizada na semana passada, quando ficou constituída uma comissão, formada por oito membros, sendo quatro representantes do Município e quando do Comitê Popular em Defesa de Atalaia, que apresentariam propostas para solucionar o problema nesta quarta-feira (17).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos