Gestantes de alto risco recebem atendimento exclusivo

Gestantes de alto risco recebem atendimento exclusivo
Gestantes de alto risco recebem atendimento exclusivo

" Com amor e responsabilidade vamos formar a geração do futuro" Foi com essa frase que a prefeita Célia Rocha (PTB), iniciou sua fala na inauguração do Espaço Nascer – Unidade de Referência à Gestante de Alto Risco e Pediatria.

A prefeita Célia Rocha disse que o Espaço Nascer vai cuidar das gestantes que estão realizando pré-natal nas unidades básicas de saúde e que apresentam hipertensão, diabetes ou outro problema que aponte um diagnóstico de alto risco. Célia informou que no ano passado foram realizados em Arapiraca. 3.800 partos sendo que 600 deles são de alto risco. " Essas mulheres, que já recebiam atendimento no quinto centro, agora vão ter um local e cuidado exclusivos . Elas serão acompanhadas por uma equipe formada por médicos obstetras, pediatras, enfermeiros que vão acompanhar essas mulheres durante toda gestação.

A prefeita Célia Rocha disse que não quer resultados imediatos. " Estamos investindo recursos e mão de obra especializada para termos uma geração mais capacitada. " Daqui a quinze ou dezoito anos esses bebês que estão recebendo uma atenção especial desde o ventre da mãe e serão acompanhado até o seis primeiros anos de vida pelo Programa Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância – serão jovens mais desenvolvidos neurologicamente e vão ajudar suas famílias a quebrarem o ciclo de pobreza" finalizou Célia Rocha.

O vice-prefeito Yale Fernandes, que também participou da inauguração, ao lado de secretários municipais, do vereador Fabio Rogẽrio, do Dr. Ulisses Pereira, representanda a rede hospitalar, além de empresários e representantes de vários segmentos da sociedade, ressaltou a importância do acompanhamento especializado à gestantes de alto risco. " Ao chegarem às maternidades para realizarem o parto, essas gestantes vão ter maior probabilidade de um parto tranquilo e darem a luz a crianças saudáveis" , pontuou o vice-prefeito.

O Secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, disse que a centralização desse serviço em um único espaço vai possibilitar um atendimento mais humanizado. Pedrosa disse ainda que o serviço exclusivo à gestante de alto risco vai contribuir na redução de óbitos maternos, fetais e infantis. " As crianças que nascerem de gestação de alto risco e que necessitarem de cuidados especiais serão acompanhadas durante os seis primeiros meses de vida pelos médicos especialistas do Espaço Nascer" afirmou Pedrosa.

A coordenadora técnica da Sáude da Mulher em Arapiraca, Pollyana Almeida, agradeceu especialmente à prefeita Célia Rocha por ter proporcionado a população um espaço dedicado as gestantes de alto risco. " Sabemos que sua gestão é pautada no cuidado das pessoas, e com certeza as gestantes de alto risco e os bebês receberam atenção e cuidados especiais neste lugar.

A empresária Juraci Barbosa doou um kit para recém-nascido que será entregue pela diretora do Espaço Nascer, Ana Magna, à primeira gestante atendida no Espaço Nascer .O Espaço Nascer fica localizado na Rua Floracy da Silva Barros, 49 , no bairro Alto do Cruzeiro.

Fonte: Ascom/Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos