Maceioenses acreditam que faixa seletiva irá causar mais congestionamento

A faixa exclusiva para ônibus coletivo em Maceió entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, mas as discussões sobre o tema não estão nem perto de acabar. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) deu início, na semana passada, a etapa educativa da implantação e pretende intensifica-las para dirimir as dúvidas da população.

O Alagoas24Horas perguntou aos internautas se a faixa seletiva para ônibus irá dar mais fluidez ao trânsito de Maceió. Um total de 2.423 pessoas (60,4%) responderam que ‘Não’. Para eles, o número – cada vez maior – de veículos em circulação nas ruas de Maceió irá causar congestionamentos quilométricos e dificultar ainda mais o acesso aos bairros do Farol, Tabuleiro e adjacências.

Os participantes criticaram o desenvolvimento da engenharia de trânsito em Maceió, chamaram de ‘regressão’ a redução do número de faixas nas avenidas e alertam para os problemas enfrentados por condutores que desejarem ter acesso aos estabelecimentos comerciais.

A enquete recebeu 1.588 manifestações positivas à implantação da faixa, o equivalente a 39,6%. Para estes participantes, a faixa irá beneficiar a maior parcela da população de Maceió: os usuários do transporte coletivo. Além disso, os trabalhadores destacaram as experiências de sucesso na implantação da faixa em outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte e alguns estados do Sul do país.

De acordo com a SMTT, a demarcação que divide o espaço reservado para aquele tipo de transporte estará em parte da Tomás Espíndola e toda a extensão das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, nos dois sentidos de fluxo, até o posto da Polícia Rodoviária Federal.

Agentes de fiscalização de trânsito estarão responsáveis pela fiscalização após as ações educativas de conscientização. As autuações serão aplicadas a partir do dia 10 de março, após o período de adaptação do uso da faixa. A fiscalização também terá o apoio das câmeras de monitoramento da SMTT.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos