Agapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

AssessoriaAgapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

Agapi vai iniciar oficinas temáticas em 10 bairros de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, inicia nesta terça-feira (25), um ciclo de capacitações para as equipes de trabalho que vão desenvolver o programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) em 10 bairros, onde há maiores riscos vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, o Agapi vai promover oficinas temáticas para agentes comunitários, professores, diretores de creches, diretores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e para as equipes de saúde da família. "Serão capacitados cerca de 400 técnicos que vão orientar e acompanhar as gestantes e bebês até completarem seis anos de idade", afirma a secretária.

Cícera Pinheiro disse ainda que além dos cuidados com a saúde das gestantes e dos bebês, como pré-natal, aleitamento materno e vacinas, a equipe técnica do Agapi também vai desenvolver nessas 10 comunidades, ações voltadas para evitar acidentes domésticos, impedir que a criança seja exposta à violência e reforçar hábitos de higiene, entre outros cuidados.
"Estas são competências familiares, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde [OMS] e pelo Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]", destaca Cícera Pinheiro.

A coordenadora do Agapi, Gineide Castro, informou que já foi comprovado cientificamente que os bebês que recebem esses tipos de cuidados até a fase da primeira infância, quando completam seis anos, apresentam melhor desenvolvimento físico e neurológico.

"É essa geração que a prefeita Célia Rocha [PTB] quer para Arapiraca; uma geração que vai receber uma formação diferenciada e, assim, ter melhores condições de uma vida melhor", destaca a coordenadora.

O Agapi é um programa que está sendo desenvolvido a partir de um trabalho intersetorial entre as secretarias Municipais de Planejamento, Saúde, Assistência Social e Juventude (Semas), Educação, Cultura e Turismo (Sectur) e Políticas para as Mulheres e os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos