Marcha Azul Marinho vai reunir guardas municipais do Nordeste em Alagoas

O município de São Miguel dos Campos vai sediar, nesta quinta-feira, 27, a I Marcha Azul Marinho, em Alagoas. O evento acontece em todo País, com a finalidade de informar a sociedade o papel das Guardas Municipais. Em Alagoas 46 municípios utilizam guardas, mas apenas em Maceió funciona como determina a lei.

Para se ter uma ideia do continente das guardas municipais, só na capital alagoana o efetivo é de 831 membros, número maior que o de agentes da Polícia Civil, no Estado. Para Claudivan Gomes, coordenador da Marcha Alagoas, os políticos ainda não entenderam para que serve a Guarda e como pode contribuir com a Polícia Militar nas ações ostensivas. “A principal finalidade da marcha é discutir a inserção das guardas municipais no contexto da segurança pública, que tem sido principal ponto de pauta em todas as gestões, mas tem sido colocada em segundo plano pelos gestores políticos. É preciso entender que a Guarda Municipal já tem o maior efetivo do País, mas a missão tem sido destoada justamente pela falta de informações à sociedade. É por isso que estamos promovendo eventos como esse em todo o Brasil”, disse o coordenador.

Claudivan Gomes explica que a maioria dos prefeitos alagoanos não tem conhecimento técnico e, por isso, pensam que a Guarda gera despesas. “Com a Guarda Municipal regulamentada o Governo federal manda todos os recursos necessários e Maceió é um exemplo dessa premissa. Os coletes, fardamento e o vídeo-monitoramento da capital é fruto de recursos federais e só foi possível porque a Guarda está regulamentada, diferente das outras 45, que dependem de recursos dos municípios, porque estão fora do contexto. Na marcha vamos apresentar as novidades e trabalhar para que as autoridades políticas entendam que a segurança pública também é um dever dos municípios e a Guarda Municipal é o caminho mais rápido e legal para que tenhamos uma sociedade melhor assistida”, explica Claudivan Gomes.

Serviço:
O quê: I Marcha Azul Marinho,e m Alagoas
Quando: dia 27 de março
Onde: São Miguel dos Campos
horário: 7h (caminha da praça da Matriz até o Fórum)
9h às 13h (Palestra no Fórum da cidade)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos