Prefeitura inicia construção de 50 casas para agricultores

Ascom ArapiracaAscom Arapiraca

O sonho da casa própria mais tangível, mais perto de se tornar real para o homem do campo. É isto o que está proporcionando a Prefeitura de Arapiraca, por meio de recursos federais adquiridos através dos esforços da prefeita Célia Rocha (PTB).

Sonho este não apenas para o homem, mas também para a mulher do campo. É o caso da jovem Alessandra Farias da Silva, de 22 anos. A trabalhadora rural, que lida com fumo, milho e feijão diariamente, foi uma das contempladas com o Minha Casa, Minha Vida Rural, pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

"Vou poder, enfim, casar assim que nossa residência ficar pronta. Estamos esperando apenas isso para fazer o matrimônio e poder constituir uma família. Ainda moro como meus pais e, mesmo indo viver meu sonho, seremos vizinhos", relata Alessandra Farias, da comunidade Mundo Novo.

Além desta localidade, outras duas da zona rural do município estão começando suas obras: Capim e Lagoa Cavada.

"Os arapiraquenses que vivem no campo tem uma vida dura, mas têm o espírito aguerrido, batalhador. Nosso dever é facilitar o dia a dia deles, dando acesso à água, a equipamentos e maquinário necessários e, agora, a uma moradia digna. É nosso compromisso que estes homens e mulheres do campo beneficiados ganhem mais ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida de suas famílias e a economia do município e região agrestina", pontua a prefeita Célia Rocha.

Na tarde desta quarta-feira (26), uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura fez uma visita às comunidades de Mundo Novo e Capim para averguar o andamento das obras, ao lado de uma arquiteta.

Famílias beneficiadas

Segundo o secretário de Agricultura, Rui Medeiros, a prefeita de Arapiraca assinou convênio com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal (CEF) para que se desse a implantação do projeto, com a parceria da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar).

"Este empreendimento nas comunidades Mundo Novo, Capim e Lagoa Cavada, onde serão erguidas 50 casas, é só o começo deste compromisso levado adiante pela prefeita Célia, pois já existem mais 100 residências em análise na Caixa Econômica para serem construídas ainda este ano no Carrasco, Xexéu, Fazenda Velha e Tingui, o que totalizam 150 famílias tendo um local digno para morar e poder dar prosseguimento a seus afarezes diários do campo", diz o secretário Rui Medeiros, reiterando que o Minha Casa, Minha Vida Rural atenderá ainda mais outras milhares de pessoas do meio agrícola.

Este programa contempla agricultores familiares, trabalhadores rurais e quilombolas arapiraquenses que têm renda mensal inferior a R$ 15 mil, desde que não possuam moradia e prestem declarações de adptidão (DAP), do sindicato, associações ou da Fundação Zumbi dos Palmares.

Assistência

O agricultor familiar Daniel Pereira Santos, 26, está morando hoje na casa dos pais com duas filhas pequenas – uma de cinco e outra de dois anos – e mais uma criança a caminho.

"Minha esposa está grávida esperando um garoto e, se Deus quiser e graças à prefeita Célia, ele vai ser criado já nesta nossa casa nova. É um sonho sendo realizado! Eu nunca imaginei que isso aconteceria comigo e de uma forma tão rápida", comenta ele, ressaltando que as obras iniciaram há uma semana e a estrutura de sua residência, que ficará na comunidade Mundo Novo, já está avançada.

A maioria das casas estão em fase de alvenaria na localidade – no Mundo Novo serão 21 erguidas, no Capim, 14, e na Lagoa Cavada, 15 –, estando dentro do Regime de Autoconstrução Assistida, que permite a participação de membros da comunidade nos trabalhos braçais nestas construções.

Todas elas serão acessíveis, isto é, dentro das normas federais de acessibilidade, e terão 64,3 m², a contar com dois quartos, duas salas, uma cozinha, uma varanda, uma área de serviço e um banheiro.

Durante três meses após a entrega, a prefeita Célia Rocha já designou equipes com assistentes sociais, técnicos e arquitetos que acompanharão estas famílias em seus novos lares, novas realidades com uma qualidade de vida melhor.

Fonte: Ascom Arapiraca

Veja Mais

Homem é flagrado com arma e drogas

Na noite da última sexta-feira (26), agentes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a detenção de um indivíduo portando...

Deixe um comentário

Vídeos