Estado e municípios traçam estratégias para controle e prevenção das DST/Aids

Carla CletoCarla Cleto

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta sexta-feira (28) uma reunião preparatória para os municípios que foram qualificados para receber incentivo financeiro para a realização de ações de combate e prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Durante o evento, que foi realizado em Maceió, foram reunidos representantes das secretarias municipais de saúde de 17 cidades alagoanas.

De acordo com a gerente estadual de Agravos Crônicos, Mona Lisa Santos, os municípios foram selecionados pelo Ministério de Saúde de acordo com critérios técnicos como concentração populacional e maior número de notificação das doenças. Segundo ela, Alagoas vai receber um total de R$ 2.231.971,00 para investimentos ao longo do ano de 2014. A gerente ressaltou ainda que serão realizadas campanhas para conscientização da população, além da distribuição de preservativos e realização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde das cidades.

Também presente à reunião, a gerente de Agravos de Transmissão Sexual da Sesau, Ednalva Araújo, falou sobre o papel da vigilância epidemiológica no controle das DSTs/Aids e alertou sobre a mudança no perfil de infectados pelo HIV no Estado. “Nos últimos anos foi observado um aumento no índice de infecção entre heterossexuais, o que exige um direcionamento do Estado para uma maior atuação”, explicou Ednalva.

Projeto Saúde Sempre a Mão – Durante a reunião também foi discutido o papel do projeto Saúde Sempre à Mão, que distribui camisinhas gratuitamente através de dispensers posicionados em locais estratégicos das cidades, a exemplo de casas de shows, bares e locais de grande fluxo populacional.

A coordenadora estadual do Programa de Combate a DSTs/Aids, Selma Ferreira, ressaltou que Alagoas recebeu 15 milhões de preservativos que serão disponibilizados à população. “É essencial que todos entendam que a melhor forma de proteção contra as DSTs é o uso do preservativo que deve ser usado por todos independente da orientação sexual”, ressaltou.

Ainda durante o encontro, foi apresentado do mascote das campanhas de conscientização em Alagoas, o boneco Camisildo, que será interpretado pelo funcionário da Sesau, Edvaldo Marinho, “É uma honra poder contribuir com uma ação que busca prevenir doenças sérias como a Aids, sífilis e hepatites virais”, declarou Edvaldo.

Municípios– Os municípios contemplados com os recursos são : Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Palmeiras dos Índios, Penedo, Murici, Marechal Deodoro, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Campos, Atalaia, Campo Alegre, Rio Largo, Maragogi, Junqueiro, Pilar e Delmiro Gouveia.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos