Dentre 11 cidades do Brasil, Arapiraca ganha projeto sustentável

Ascom ArapiracaAscom Arapiraca

"Trazemos a vocês uma brisa de coragem, de empreendedorismo, de solidariedade". Com esta afirmação, o espanhol Arturo Jordan Goni, diretor técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), pontuou os benefícios levados para os moradores do conjunto habitacional Brisa do Lago, em Arapiraca.

Nesta terça-feita (15), houve o lançamento do projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST), uma parceria entre Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura de Arapiraca para fomentar as políticas públicas para aquela comunidade e região vizinha.

O evento iniciou com a execução dos hinos Nacional e de Arapiraca, além da apresentação teatral da montagem "Tudo Igual no País de Cabral", com jovens estudantes da comunidade Baixa da Onça.

"A prefeita Célia Rocha [PTB], que está em Brasília em busca de recursos federais para a nossa Arapiraca, se preocupa demais com a Brisa do Lago. É tanto que aqui já há creche, uma Escola de Tempo Integral, um CRAS [Centro de Referência em Assistência Social], um posto de saúde e uma base comunitária da Polícia Militar. É notório o compromisso da nossa gestora com os conjuntos habitacionais deste município, não à toa seu empenho trouxe para cá este projeto DIST, que, por dois anos, ficará instalado aqui, ampliando, promovendo e capacitando os moradores desta localidade", diz o secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.

Ele reforçou ainda, em sua fala, que Arapiraca foi contemplada entre outras 10 cidades de todo o Brasil. "Apenas nós e Salvador, da região Nordeste, estamos dentro deste projeto da Caixa. E o conjunto Brisa do Lago, tenho plena convicção, será espelho, modelo para o resto do país", destaca o secretário, reiterando a articulaçã da Prefeitura nestes trabalhos.

Ademais, existem estudos de instalação de uma panificadora comunitária e uma horta, mas isto ainda está sendo analisado por um corpo técnico que ficará no local. O montante que virá beneficiar a comunidade é de R$ 2 milhões. "E essa ajuda que a Caixa está investindo em vocês, moradores, é para que se guiem posteriormente, sendo este um projeto decenal: em 10 anos, queremos ver a Brisa do Lago desenvolvida, como tem que ser, sempre contando com a parceria da Prefeitura de Arapiraca", declara o representante da CEF, Mike David. A seu lado, estavam o assessor técnico do IDAH, Arturo Jordan Goni, o representante da Caixa Agreste, Edson Rocha, e o secretário Municipal de Governo, José Lopes.

Protagonistas
"O que queremos vindo aqui no conjunto Brisa do Lago é tirar de dentro de cada um dos moradores a potencialidade que existe em vocês, para que assim se tornem protagonistas de seus futuros. Deste modo, estamos dando condições para que seus sonhos se objetivem", coloca Arturo Jordan Goni, ressaltando que o DIST é um projeto que democratiza as relações e faz a integração de políticas públicas em espaços territoriais urbanos em que estejam vinculados programas do "Minha Casa, Minha Vida".

"Este programa brindará os nossos moradores com ações de desenvolvimento humano e social sustentável, formando ainda uma comunidade mais unida e integrada. Agradecemos à nossa prefeita Célia por este olhar humano que ela tem para conosco", relata o presidente comunitário Jones Cleudston da Silva.

O projeto DIST terá dois anos para efetiva execução, com plano de desenvolvimento para os 10 anos seguintes. Na primeira etapa, o objetivo será a discussão de que tipo de empreendimento será instalado no conjunto residencial Brisa do Lago. Em seguida, será avaliada e formada uma incubadora que beneficiará toda a região, capicitando a população e promovendo a geração de trabalho e renda e o bem-estar social.

Na cerimônia de lançamento do DIST, estavam presentes todo o secretariado municipal e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Serviço Nacional da indústria (Senai) e Serviço Nacional do Comércio (Senac). A população comemorou a vinda do projeto para a localidade e agradeceu ao secretário Daniel Rocha.

Fonte: Ascom Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos