Canal do Sertão levará água para 46 cidades

Agência AlagoasCanal do Sertão levará água para 46 cidades

Canal do Sertão levará água para 46 cidades

Três sistemas de abastecimento estão sendo construídos a partir do Canal; projetos em andamento desenvolvem potencial da região
Três grandes obras de abastecimento estão sendo construídas para acabar com o rodízio de água no Semiárido alagoano: as adutoras do Agreste, do Alto Sertão e da Bacia Leiteira. Junto ao Canal do Sertão, que conta com 65km em funcionamento e tem obras até o km 123, elas vão abastecer as casas de 1 milhão de pessoas. A primeira a entrar em operação é a do Agreste, que está 90% pronta e entrou na reta final de construção.

Com um ano de funcionamento completado em março, o Canal do Sertão alagoano já atende a cerca de 200 mil habitantes da região, beneficiados com a água que corre pelos 65km concluídos. Enquanto as adutoras ainda não entram em operação, a água é distribuída a cerca de 200 localidades por meio de carros-pipas que a coletam nos pontos de captação autorizados. O Canal também abastece 180 barreiros onde há criação de peixes e irriga a propriedade dos agricultores que receberam os primeiros kits de irrigação implantados pelo Governo do Estado.

O secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, explica que a execução da obra do Canal do Sertão, com total transparência, possibilitou angariar recursos para a construção das três grandes adutoras, que junto ao Canal vão atender a 46 municípios e centenas de povoados.

“As obras das adutoras estão sendo executadas por meio de verba federal e estadual. Essas verbas só são liberadas quando outras etapas do projeto já mostram resultado. Então, para que as adutoras pudessem ser tocadas, primeiro o Canal tinha que despontar como uma das principais obras de infraestrutura hídrica do Estado”, afirma Vital.

“Graças ao empenho do Governo de Alagoas, o Canal do Sertão se tornou uma realidade e trouxe ainda mais essas importantes obras de abastecimento d’água, que são as adutoras do Agreste, do Alto Sertão e da Bacia Leiteira”, afirma.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos