Ação visa regulamentar atividade de mineração em Maribondo

AssessoriaAção visa regulamentar atividade de mineração em Maribondo

Ação visa regulamentar atividade de mineração em Maribondo

Representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico estiveram reunidos, na última quinta-feira (15), com mais de 100 mineradores do munícipio de Maribondo, esclarecendo os principais questionamentos do processo que visa a criação de uma cooperativa responsável por coordenar a atividade na região. A reunião também contou com a participação de técnicos da Prefeitura de Maribondo, da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Copperativismo (Sescoop).

Por conta de problemas apresentados durante o processo de extração, recentemente, a atividade na região foi interrompida pelos órgãos competentes. De acordo com o diretor de Recursos Minerais da Seplande, Ricardo Queiroz, para que eles possam retomar os trabalhos, é necessária a contratação de uma empresa que realize o trabalho de detonação. “O Exército só permite que empresas credenciadas realizem este trabalho. Como o custo é alto, o ideal é criarem uma cooperativa, para que os custos possam ser divididos, além de receber diversos benefícios do governo”, explica.

A atividade de mineração é uma das principais fontes de renda do município de Maribondo, principalmente do povoado de Mata Verde. “Aproximadamente 90% do dinheiro arrecadado com a venda dos granitos ficam no município. Ou seja, a atividade movimenta a economia local, gerando centenas de empregos”, afirma o prefeito Antônio Ferreira de Barros.

Arranjos Produtivos Locais – Ainda durante a reunião, a gestora do APL Extração Artesanal de Granito de Alagoas, Glória Velásquez, explicou a atividade exercida no seu território de atuação, onde são desenvolvidas ações de capacitação e valorização da mineração no estado. “Com a criação da cooperativa, os mineradores serão monitorados e terão um acompanhamento mais próximo do Governo, que contribuirá para o desenvolvimento da atividade”, explica.

Representantes dos mineradores de Matriz de Camaragibe também participaram da reunião, pois pretendem regulamentar a atividade no município.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos