Canapi realiza campanha contra abuso e exploração sexual na infância

AscomAssistência Social, CRAS, Semed e Visão Mundial estiveram engajadas na ação apoiada pelo UNICEF.

Assistência Social, CRAS, Semed e Visão Mundial estiveram engajadas na ação apoiada pelo UNICEF.

Foi realizada no município de Canapi-AL, que tem como prefeito Celso Luiz Tenório Brandão, um grande evento de mobilização e conscientização do dia 18 de maio "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes". Para a realização dos trabalhos no município houve a junção da Campanha “Faça Bonito” e da “Campanha Vacinação Um Trato pelo Bom Trato” em alusão ao 18 de maio.

O encerramento da campanha aconteceu no último 14 de maio, em frente à Prefeitura, no entanto, o grupo envolvido percorreu as principais ruas do município, como também na feira livre de Canapi, e contou com a presença de várias pessoas.

A campanha tem como objetivo sensibilizar adultos para os bons tratos com crianças e adolescentes através de uma vacinação simbólica, na qual os adultos foram “vacinados” pelas próprias meninas e meninos, como também houve a distribuição de bótons, de folder informativo para a população e fixação de adesivos da campanha em automóveis. Estiveram presentes no evento a Secretária Municipal de Assistência Social Rita Tenório e toda a equipe do CRAS, a equipe da Secretaria municipal de Educação (SEMED) – Canapi, a ONG Visão Mundial, os conselheiros tutelares e várias crianças e adolescentes das escolas municipais Luís Bastos e João Vieira Marciel.

Em Canapi, a campanha foi desenvolvida a partir de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Canapi por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do CRAS, ONG Visão Mundial Serrana, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente como também com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infãncia (UNICEF).

A campanha no município

A Campanha foi lançada oficialmente em Canapi no dia 08 de maio, onde a equipe de assistentes sociais e pedagoga do CRAS João Alvino visitaram as escolas localizadas no Povoado Capiá da Igrejinha e Carié, ministrando palestras e conscientizando às crianças e adolescente sobre abuso e exploração sexual infanto-juvenil, como também orientando-as como se proteger e denunciar eventuais abusos.

No dia seguinte (09/05), foi a vez da escola municipal Ananete Cavalcante, localizada no Povoado Forquilha. A Campanha foi encerrada no dia 14 de maio com um grande evento em frente à sede
da Prefeitura de Canapi. Em virtude do grande números de pessoas conscientizadas, o objetivo da Campanha foi atingido com sucesso e a população se demonstrou muito interessada no tema.

“Temos o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor amarela relembrando a primeira infância, acompanhada da frase ‘Faça Bonito, Proteja nossas Crianças e Adolescentes’, lembrando a todos do cuidado e da necessidade de defesa perene dos direitos das nossas crianças e adolescentes de crescerem de forma saudável e protegida”, explicou a coordenadora do CRAS Élis Lívia.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social – Rita Tenório “Apoiamos totalmente iniciativas como estas, pois é inadmissível que nossas crianças e adolescentes sofram qualquer tipo de violência, principalmente a violência imposta pelo abuso e exploração sexual” – afirmou.

“Um dos objetivos da atual administração do Município de Canapi é a promoção de ações que visem combater os males que afetem nossas crianças e adolescentes. Enquanto estiver à frente da Prefeitura
de Canapi iremos fomentar campanhas como estas”, afirmou Celso Luiz – Prefeito de Canapi-AL.

O Secretário municipal de Educação -Luiz Pedro, deu total apoio a Campanha. "Esse trabalho feito também nas escolas foi muito importante. Participar de uma campanha como esta é fundamental para todas as crianças e adolescentes no município. Por esse motivo, parabenizo todos os que estiveram engajados nesse trabalho. Destacando ainda o sucesso obtido por meio do grande número não só de crianças e adolescentes, mas sim de toda a população que pode ter acesso ao material explicativo que foi distribuído no município", declarou o Secretário.

“A mobilização chamou a atenção de uma grande quantidade de pessoas da população de Canapi que se encontravam no local. Sendo assim, podemos concluir que a campanha foi realizada com sucesso, atendendo todas as expectativas” – finalizou Rita Tenório.

A mobilização

A intenção do dia 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger as crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem, segundo o que é noticiado em vários veículos de comunicação no mundo inteiro.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos