Varre Grota transforma cenário nas comunidades atendidas pelo projeto

AssessoriaLuciana Pereira, moradora do Santo Onofre, garante que faz sua parte

Luciana Pereira, moradora do Santo Onofre, garante que faz sua parte

Próximo a completar seis meses de implantado, o projeto Varre Grota começou a transformar a paisagem nas comunidades São Rafael, Santo Onofre e Loteamento Ipanema – todas situadas em área de encosta no bairro do Jacintinho.

Ruas, praças e escadarias antes tomadas pelo lixo são agora mantidas limpas. O riacho, outrora colorido por embalagens plásticas, garrafas PET e até móveis e eletrodomésticos descartados inadequadamente, hoje flui suas águas cor de areia sem apresentar sinais de alagamento – fato comum em épocas de chuva até o ano passado.

Alterações na logística de coleta, ações de educação ambiental e a contratação de novos garis comunitários contribuíram para cenário atual, porém, o sucesso da iniciativa só foi possível graças a efetiva participação da população, que abraçou o projeto destinado a envolver os moradores de comunidades de difícil acesso com o tema da limpeza urbana. Mais uma prova que, quando o assunto é lixo, a responsabilidade é de todos.

Luciana Pereira garante que faz sua parte. Agora, o lixo domiciliar só é posto para fora nos dias de coleta. “Nunca coloco antes porque se deixar ali fora e os cavalos vêm e fazem bagunça. Antes, eu colocava todo dia na rua”, reconhece.

Dona de uma mercearia localizada logo na entrada da conjunto Santo Onofre, ela assegura que clientes e vizinhos aprovaram o projeto e participam do mesmo modo. “A população tem ajudado e só coloca no dia da coleta. As pessoas começam a perceber que estão fazendo o melhor para elas mesmo”.

Por trás do balcão, a comerciante observa a quadra esportiva situada em frente ao seu estabelecimento. Até o final do ano passado, três contêineres fixos eram o chamariz para um montanha de lixo que parecia imóvel – mesmo com a retirada diária, a sujeira tornava a voltar fruto do descarte irregular. Hoje, o filho de Luciana brinca no local, transformado numa área verde. “Ninguém andava ali, ninguém brincava. Hoje, à tarde, os pais já levam as crianças”, comenta.

A ajuda dos garis, que além de limpar também procuram conscientizar, tem sido importante. “Eles dizem: ‘Olhe, só joguem o lixo no dia da coleta para a rua não ficar suja’”, revela Luciana.

“Melhorou 90%”

Do alto das escadarias do Conjunto São Rafael, Erivaldo Dantas desce com a feira numa mão e a bicicleta na outra. Morador da comunidade há 13 anos, ele arrisca um percentual ao ser perguntado como o Varre Grota vem transformando a situação de limpeza em seu bairro. “Melhorou o ambiente em 90%. Só não morou mais por que uma parte da população ainda não respeita os dias da coleta”, entrega. “Os garis estão sempre trabalhando e isso fez melhorar muito”.

E as escadarias – que servem como acesso a casas e a outras saídas da comunidade? “Também mudou”, responde ele, que trabalha como porteiro. “O pessoal jogava o lixo no rego e o lixo descia. Hoje o gari recolhe”.

A gari Ana Maria Lourenço, moradora do Santo Onofre, foi contratada desde dezembro do ano passado para atuar no projeto.

Garis como Ana Maria Lourenço, moradora do Santo Onofre, contratada desde dezembro do ano passado para atuar no projeto. O ponto de vista duplo – como moradora e agente de limpeza – corrobora com o aval dos vizinhos.

“A comunidade está cooperando com a gente”, confirma, antes de arrisca o mesmo palpite do entrevistado do São Rafael: “Melhorou 90%”. Até o movimento de crianças no Posto de Saúde diminuiu, segundo ela, que se apressa em chamar o marido para dar seu depoimento. “Tinha noite que a gente não conseguia dormir com o mau cheiro. Agora, todo mundo que entra na grota já vê a diferença”, diz ele, que é morador do Santo Onofre há 18 anos.

O casal comenta que a mobilização da comunidade agora é para obter reformas e obras de infraestrutura junto ao poder público. De todo modo, o exemplo foi dado. O slogan da atual gestão da Prefeitura de Maceió nunca foi tão pertinente, pois, está claro que “juntos construímos um novo tempo”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos