Justiça quebra sigilo de internautas que insultaram nordestinos após acidente

Internautas que fizeram comentários contra nordestinos em matérias sobre acidente de ônibus no Ceará, que resultou em 18 mortes, terão endereços de IP disponibilizados.

Canindé NotíciasÔnibus teria tentado desvias de um motociclista e tombou na BR-020, altura de Canindé

Ônibus teria tentado desvias de um motociclista e tombou na BR-020, altura de Canindé

A Justiça Federal no Caerá acatou pedido do Ministério Público Federal MPF/CE e determinou a quebra de sigilo telemático de seis internautas acusados de fazer comentários discriminatórios em matérias jornalísticas que noticiaram acidente com ônibus no Ceará.

O acidente na BR-020 aconteceu na manhã de sábado (18), após o veículo sair de Boa Viagem (CE) com destino a Fortaleza (CE) e tombar no município de Canindé (CE), deixando 18 mortos.

Segundo o MPF, no dia seguinte ao acidente foram identificados e coletados dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias que veicularam o acidente na BR-020.

De acordo com o procurador Edmac Trigueiro, a conduta dos internautas poderá ser enquadrada como crime de racismo. Se condenados, cada um dos seis internautas poderá pegar pena de dois a cinco anos de prisão.

Para o juiz federal João Batista Martins Prata Braga, que julgou o pedido, "resta imprescindível para a definição dos responsáveis pelas condutas o afastamento do sigilo dos dados". "Cabe afirmar que inexiste outro meio apto a identificar os responsáveis pelo evento, devendo ainda ser considerado o fato de muitos usuários utilizarem-se de inverídicos dados cadastrais", completou o juiz.

Fonte: iG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos