Após novo ataque à UPP, Pezão admite preocupação com a Copa

Carlos Magno/Divulgação/Governo do EstadoLuiz Fernando Pezão admite preocupação do governo com ataques às UPPs

Luiz Fernando Pezão admite preocupação do governo com ataques às UPPs

A 17 dias do início do mundial de futebol, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, admitiu que os ataques às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) preocupam o governo em relação à realização de jogos da Copa do Mundo na capital, que devem atrair milhares de turistas, além de delegações esportivas e autoridades. A declaração foi dada durante abertura do seminário "Turismo Brasil – balanço pré-Copa do Mundo, os grandes eventos e as perspectivas para o país", no Hotel Windsor, no Leme, Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (26).

"Tudo preocupa. A gente está fazendo um grande esforço na segurança pública. A gente sempre fez grandes eventos com paz, com tranquilidade. Tem mais de 20 mil policiais reforçando a segurança para a Copa. Mas a gente não quer segurança só para a Copa, quer para sempre", disse Pezão.

No domingo (25), um ataque à UPP da Cidade de Deus, na Zona Oeste, deixou um policial ferido. Vinícius Salles Oliveira de Sá, 28 anos, foi baleado no braço e hospitalizado.

O governador afirmou que os ataques às UPPs são uma tentativa de desestabilizar a política de pacificação e reiterou que o governo não irá retroceder. Pezão garantiu que são feitos esforços crescentes para garantir a segurança dos policiais. "Temos investido cada vez mais na formação deles, em tecnologia, armamentos, dando tranquilidade para eles trabalharem", disse. O governador frisou ainda o objetivo de pedir, no Congresso Nacional, por mudanças na legislação que garantam penas mais severas contra criminosos que se envolvam em ataques às forças de segurança.

Segurança como investimento turístico
Durante sua apresentação no seminário, o governador Luiz Fernando Pezão destacou a atenção dada pelo governo do estado nos últimos anos em investimentos na área de segurança pública. "Sem segurança não tem turista", afirmou.

O governador disse ainda que as perspectivas de desenvolvimento econômico com a realização da Copa do Mundo são as melhores para o Rio. "Tenho certeza que o Rio será a cidade que mais vai se beneficiar com o mundial". Ele destacou que o Rio é a cidade com a maior reserva de hotéis entre as cidades-sedes e comemorou o fato de municípios do interior estarem com a maior taxa de ocupação para o mês de junho da história.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos