Sefaz conclui Formação em Educação Fiscal na cidade de Viçosa

AssessoriaSefaz conclui Formação em Educação Fiscal na cidade de Viçosa

Sefaz conclui Formação em Educação Fiscal na cidade de Viçosa

Mais uma etapa foi concluída no processo de implantação do Programa de Educação Fiscal (PEF) na cidade alagoana de Viçosa, a 86 km de Maceió. Trata-se da formação de educadores e técnicos, promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) nos dias 21 a 23 de maio, no Centro Cultural e de Convenções Dr. José Evilásio Torres.

Durante o período, temas como Educação Fiscal e Cidadania, Gestão democrática dos recursos públicos e Função social dos tributos, além de oficinas e dinâmicas, foram ministrados para cerca de 100 educadores e técnicos.

Segundo a coordenadora de Educação Fiscal de Viçosa, a professora Maria Cícera Marques, a cidade pretende ampliar nas escolas os conceitos apreendidos. “O conteúdo assimilado pelos professores servirá como base para o nosso objetivo, que é inserir a matéria nas disciplinas e desenvolver um projeto que elaborei no Curso de Disseminadores de Educação Fiscal”, conta Maria Cícera.

A tutora Valéria Bezerra, representante do Programa Nacional de Educação Fiscal e analista tributária da Receita Federal do Brasil, destacou o envolvimento dos participantes na formação. “Estou muito feliz com a participação dos professores e espero que o conteúdo seja disseminado nas escolas da região”, disse Valéria.

A coordenadora de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), Aída Gama, destacou que o programa tem o objetivo de conscientizar o cidadão que ele é um fiscal do tributo. “Devemos acompanhar a fiscalização dos serviços prestados pelo poder público, e esse conteúdo também foi inserido na formação”, disse Aída.

Para a capacitação, participaram a representante estadual da Receita Federal no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), Valéria Bezerra; o secretário de Controle Interno da Prefeitura de Maceió, Felipe Mamede; o diretor de Cadastro da Sefaz, Edgar Nascimento; o gerente de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria de Estado da Educação e Esporte, Pedro Quintella; o delegado da Receita Federal em Alagoas, Plínio Feitosa; o presidente do Instituto Silvio Vianna, Pedro Guido, e a coordenadora do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, Silvia Jane Cerqueira.

Adesão ao Programa

O município aderiu ao Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) em solenidade no dia 11 de dezembro de 2013, com o prefeito da cidade, Flaubert Torres Filho, assinando o lançamento do programa que foi instituído por decreto publicado no mesmo dia.

De acordo com o decreto, o programa está sendo desenvolvido nas escolas do ensino fundamental, nos órgãos públicos e em todos os segmentos da sociedade local, com o objetivo de levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos e sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos