CAU/AL organiza evento para arquitetos e urbanistas

Agora os profissionais de arquitetura e urbanismo contam com uma tabela de honorários de serviços que facilita na confecção de custos para elaboração e execução de um projeto. E para apresentar esta novidade aos profissionais de Alagoas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) organiza no próximo dia 29 uma palestra sobre o tema, que contará com o Arquiteto e Urbanista, e coordenador da Tabela de Honorários, Odilo Almeida Filho.

A tabela tem como objetivo resgatar o valor do profissional no mercado, esclarecendo para a sociedade o escopo de trabalho da área, bem como a remuneração que é cabida para cada tipo de serviço. Segundo o presidente do CAU/AL, Daniel Lemos, trata-se de uma referência única para profissionais de todo o País. “Esta tabela é fundamental para orientar os trabalhos desses profissionais, evitando a desvalorização do mercado. Tem também o objetivo de fixar e detalhar os serviços cobertos e descobertos pela remuneração estabelecida”, explica Lemos.

Dividida em três módulos, a Tabela de Honorários abarca as mais 240 atividades diferentes que fazem partes das atribuições dos arquitetos e urbanistas. Lemos ressalta que ela não tem função de se sobrepor à negociação entre o arquiteto e o cliente, uma vez que no orçamento devem ser levadas em contas as questões econômicas, a capacidade de produção, o potencial criativo e a capacidade administrativa de cada empresa ou profissional.

Segundo Odilo Almeida Filho, coordenador desse trabalho, o Brasil já conta, há anos, com um sistema que serve de referência para as contratações de obras da indústria da construção civil, que é o Sistema Nacional de Preços, Custos e Índices (Sinapi), da Caixa Econômica Federal. “Nosso sistema completa o círculo, incluindo projetos e serviços”, afirma.

Além de apresentar a Tabela de Honorários, Odilo Almeida Filho irá apresentar o software que facilita o cálculo de custos dos projetos arquitetônicos, paisagísticos e execução de obras. Podendo ser utilizando tanto por profissionais e clientes, o software está acessível por computador, tablet e celular. Os orçamentos podem ser feitos online e em tempo real. “Ele entrou em funcionamento há menos de um mês e irá facilitar a comunicação entre profissional e cliente, além de ser uma ferramenta que traz mais transparência”, explica Filho.

O CAU/AL vai aproveitar ainda a oportunidade para apresentar aos profissionais de arquitetura e urbanismo a cartilha do Conselho com o novo Código de Ética aprovado. O evento, que tem o apoio do IAB, acontecerá no auditório do Edf. Harmony Trade Center a partir das 19h. As inscrições são solidárias, devendo cada participante levar uma lata de leite em pó apresentando no credenciamento. As vagas são limitadas e devem ser reservadas através do email assessoria@caual.org.br ou na própria sede do Conselho.

Perfil do Palestrante

Odilo Almeida Filho foi coordenador e relator das Tabelas de Honorários durante os anos de 2008 a 2014. Exerce atualmente as funções de Vice Presidente da Direção Nacional do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) Para a Região Nordeste e de Conselheiro do CAU-CE. Foi presidente do IAB Ceará por dois mandatos durante os anos de 2009 a 2012 e Presidente da Comissão Organizadora do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado recentemente em Fortaleza.

Tem graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Estudos de Viabilidade de Negócios Imobiliários e em Planejamento e Gestão Ambiental. Nas décadas de 1980 a 1990 trabalhou em grandes empresas como Petrobrás e Banco do Brasil, onde participou de equipes de planejamento, gestão e execução de grandes projetos. Desde 1994 dirige a empresa Métrica Arquitetura e Urbanismo com mais de 800 projetos e/ou obras realizadas

Fonte: B2Media

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos