ONG lança movimento em prol da educação em Rio Largo

“Para melhorar a educação basta ter força de vontade” essa foi à declaração da presidente do Instituto Vamos Crescer Juntos, Lúcia Brandão no lançamento do Movimento Juntos Para Rio Largo Sorrir que ocorreu na manhã desta quarta, 28, no Centro da cidade.

O evento contou com a presença do ex-ministro da Integração Nacional e ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, da presidente do Instituto Vamos Crescer Juntos, Lúcia Brandão, do ex-secretário de Educação de Rio Largo, Hélvio Soares, do professor da rede pública do município, Jailton Aquino, do empresário, Pedro Victor, do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Largo, Idalécio Marconde e de professores, diretores de escolas e membros da comunidade.

De acordo com a presidente do Instituto, professora Lúcia Brandão o movimento tem o objetivo de motivar um maior compromisso dos professores com a sua profissão. E, “buscar uma educação de qualidade para Rio Largo. O projeto pretende promover o ensino, pois, os jovens fora da escola estão mais vulneráveis a violência”, assegura a presidente da ONG.

No lançamento do movimento, a integrante do Instituto, Ana Paula Narciso discorreu que o sucesso do projeto depende da participação da escola e da comunidade. “É necessário envolver os grupos e a sociedade. Não podemos ficar neutros. Temos que ter uma opinião e essa opinião vai mudar a sociedade, vai mudar o aprendizado no nosso País”, ressalta a professora.

O professor da Escola Municipal Walter Dórea e que possui 30 anos de profissão, Jailton Aquino fez referência, na ocasião da necessidade do projeto no município. “A iniciativa é de grande importância, porque a educação é o caminho para livrar os jovens das drogas, infelizmente temos perdido nossos jovens por muitas escolas do nosso município não oferecer estrutura adequada”, lamenta Jailton Aquino.

Ainda sobre o projeto, o empresário Pedro Victor Araújo, também, tratou do movimento e da participação do ex-ministro da integração nacional e ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. “Hoje é um dia histórico para nossa cidade, desse movimento vai nascer uma nova Rio Largo, vamos poder ver nossa comunidade sorrir com os êxitos na educação e vocês vão poder aprender com Luciano Barbosa e ele com vocês sobre a educação”, menciona o empresário da rede de supermercado da cidade.

O evento

Como parte integrante do lançamento do Movimento Juntos Para Rio Largo Sorrir o ex-ministro da integração nacional e ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa foi convidado para proferir a Palestra: Educação Pública e Cidadania, ‘Uma construção compartilhada’.

Durante a palestra, Luciano Barbosa apresentou como se deu a implantação das escolas em tempo integral. “A ideia de implantar as escolas em tempo integral surgiu quando eu como prefeito pensei: eu gostaria que as crianças passassem o dia inteiro na escola, porque lugar de criança é na escola. É, na sala de aula onde podemos transformá-las em cidadãos”, revela o ex-prefeito de Arapiraca.
Para alcançar esse objetivo, o ex-prefeito informou que foi necessário aumentar os recursos para oferecer aulas de reforço, atividades culturais, como oficina de música e atividades recreativas, como jogos de xadrez, as refeições e lanches no período da manhã e da tarde. Além das escolas em tempo integral, os participantes conheceram mais sobre bibliotecas com centro de inclusão digital nas praças, chamadas de Arapiraquinhas e como Luciano Barbosa incentivou a capacitação de professores.

O palestrante frisou no lançamento que a “democracia não é apenas exigir os nossos direitos, mas também cumprir os nossos deveres, cada um deve fazer seu papel. Fico feliz com o movimento, pois é assim que podemos andar” , destaca Luciano Barbosa.

O Instituto Vamos Crescer Juntos

A ONG foi fundada em 2007 e funciona no Parque dos Eucaliptos onde um grupo de onze professores desenvolve ações educativas e recreativas. No período de 2009 a 2013 a ONG atendeu 753 pessoas. O projeto contempla passeios educacionais, atividades semanais de esportes e possui um cursinho pré-vestibular.

Fonte: Madalena Fernandes/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos