Maceió sedia ‘Copa do Mundo’ virtual de futebol

Adailson Calheiros/CortesiaMaceió sedia ‘Copa do Mundo’ virtual de futebol

Maceió sedia ‘Copa do Mundo’ virtual de futebol

Olhos fixos e respiração forte, duas seleções entram em campo sobre o grito constante da torcida, apenas uma vai sair vitoriosa do confronto. Quem acha que essa rápida narração é um prelúdio da Copa do Mundo está enganado, a atmosfera é a mesma para quem disputa o Campeonato Alagoano de Futebol Digital nos próximos dias 6,7 e 8 de junho, no Maceió Shopping, em Mangabeiras.

Cerca de 190 jogadores cibernéticos dos games Pro Evolution Soccer 14 e FIFA 14, provenientes de seis estados diferentes tomam o controle da partida nos dois modos de disputa. Apenas seis deles ganharão um Playstation 4, Playstation 3, Xbox ou X box One.

A competição está em sua segunda edição e atrai diversos adeptos do esporte com uma premiação avaliada em R$ 8 mil no total de videogames.

Com a proximidade da Copa do Mundo o tema não poderia ser diferente. “O modo de disputa é similar ao da Copa do Mundo, vai ter fases de grupos e classificação. Os competidores escolhem uma das seleções ou um time de futebol e entram nas chaves”, diz Júnior Leite, um dos organizadores do evento.

Os atletas interessados podem ainda se inscrever no estande da Federação Alagoana de Futebol Digital e Virtual, no Maceió Shopping. A tacha cobrada é de R$ 42.

“Este ano vamos ter competidores de vários estados como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Tem cinco rapazes que alugaram um apartamento aqui em Maceió e que são de São Paulo, todos patrocinados por uma empresa para participar”, diz Lucas Moraes, de 23 anos, segundo colocado na edição de 2013 do torneio.

Treinamento puxado

Popular fora do país os torneios de FIFA 14 e Pro Evolution Soccer 14 arrebatam vários fãs e jogadores profissionais do esporte eletrônico. Apesar de ter surgido no final dos anos 90, a modalidade ainda engatinha no Brasil. “Muita gente fora do país ganha dinheiro com isso, mas aqui em Maceió ainda está começando”, diz Júnior Leite.

E a dedicação se reflete no tempo de treinamento dos alagoanos. Segundo Lucas Moraes, o tempo de treino no jogo FIFA 14 leva de 5h às 6h por dia. “É claro que estudo e faço outras coisas, mas sempre arrumo tempo para treinar o FIFA ou outros jogos”, garante o rapaz.

De maneira mais moderada, o jogador Wicco Torres, de 21 anos, passa menos tempo, cerca de 3h de dedicação. “Meu treino é relativo e depende muito do tempo livre da faculdade, mas treino cerca de 3h ao dia”, diz.

Wicco e Lucas protagonizaram em 2013 a decisão do Campeonato Alagoano e que terminou com a vitória de Wicco. Este ano a competição é diferente, competidores de outros estados vem para contribuir para o evento que oferece a maior premiação do esporte no Nordeste, além de uma réplica da taça da Copa do Mundo.

“A competição é diferente e têm mais participantes, espero um nível maior, pois vem gente de fora e patrocinado. A expectativa é a melhor possível”, garante Wicco.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos