Polo de Confecções impulsiona segmento têxtil de Alagoas

AssessoriaPolo de Confecções impulsiona segmento têxtil de Alagoas

Polo de Confecções impulsiona segmento têxtil de Alagoas

Em meio à comemoração dos 100 anos de fundação da Fábrica da Pedra, importante indústria têxtil localizada em Delmiro Gouveia, o Governo de Alagoas inaugurou, nesta sexta-feira (20), o Polo de Confecções Carlos Lyra no município. O empreendimento foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e recebeu investimento de R$ 3 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Durante o discurso de abertura, o governador Teotonio Vilela Filho declarou que o Polo vai contribuir para fixar as pessoas do Sertão, ao oferecer oportunidade de emprego e renda. “Aproximadamente 250 novos postos de trabalho foram criados com o empreendimento. Hoje, o Polo já recebeu 200 máquinas de costura para que pequenas empreendedoras possam desenvolver os seus produtos para a comercialização”, declarou.

Segundo a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o segmento têxtil e de confecções vem ganhando mais força ano após ano, apresentando expressivos resultados. “Investimos mais de R$ 7 milhões em infraestrutura, aquisição de materiais, capacitações e consultorias. O número de empresas beneficiadas pela Cadeia Produtiva saltou de 945 para 2.500. Já o total de empresas sindicalizadas subiu de 22 para 75, o que representa um aumento de 340% em sete anos”, destacou.

A vice-prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, declarou que a região sertaneja nunca foi tão contemplada quanto na atual gestão do Governo. “Quero agradecer ao governador por toda atenção dada a nossa região sertaneja. A prefeitura sozinha não conseguiria fazer. É com parcerias como essa que executamos ações para a nossa população”, disse.

“Sempre trabalhei com costura de forma autônoma desde minha adolescência. Hoje, estou tendo oportunidade de ter uma renda fixa pra mim e minha família. Com a chegada desse Polo, sinto que não só eu, mas muitas outras mulheres serão beneficiadas”, declarou a costureira Maria Lucena da Conceição, de 50 anos.

Homenagem – Ainda durante o evento, o ex-secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, foi homenageado pelo trabalho desempenhado durante os sete anos em que esteve à frente da pasta do governo. Em reconhecimento, o Senai construirá a Escola Luiz Otavio Gomes em um dos galpões do Polo, onde serão ofertados cursos técnicos de corte e costura, design de moda e outros cursos referentes ao segmento de confecções.

Estrutura – Com uma área total de 219 mil m², o Polo de Confecções contará com sete galpões equipados com banheiros, copa, escritório, balcão de atendimento ao cliente, rua com pavimentação, estacionamento para carros, motos e bicicletas.

O Polo de Confecções Carlos Lyra é uma das entregas da Seplande dentro do Programa Alagoas Tem Pressa. O projeto contou com a parceria da Prefeitura de Delmiro Gouveia, que atuou na doação do terreno para construção do empreendimento.

Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito da cidade, Luiz Carlos Costa; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra; o secretário municipal do Planejamento, Carlos Guarabira; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Alagoas, Álvaro Almeida; o presidente do Sindicato do Vestuário (Sindivest), Francisco Accioly, e o deputado estadual Inácio Loyola.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos