INSS implanta atendimento expresso na agência Monte Máquinas

A agência da Previdência Social Monte Máquinas está utilizando o serviço de atendimento expresso, das 7h às 17h. Essa nova funcionalidade possibilita acelerar o procedimento de atendimento dos serviços mais simples da previdência em apenas poucos minutos. É o caso da segurada Elza Maria, 39 anos, que queria consultar a certidão do tempo como contribuinte e atualizar seu endereço. Ela foi atendida e recebeu orientação de um servidor para realizar esse serviço em casa, através do site da Previdência Social.

O aposentado José da Silva, 62 anos também procurou aquela agência do INSS, em busca de informações sobre o seu benefício. Ele também ficou satisfeito com o atendimento expresso, pois como não precisou utilizar senha o atendimento foi bem mais rápido.

São atendidos nesse serviço expresso mais de 100 segurados por dia. Os serviços mais procurados pelo cidadão é informação, cálculo de carnê, atualização de NIT e atualização de dados.

Nesse atendimento expresso, o segurado pode fazer agendamentos, atualização de endereço de Pessoa Física, cálculo de Guia da Previdência Social, inclusive em atraso, certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS, declaração de existência de benefícios ou de dependentes, extratos de contribuição, extratos de imposto de renda, consulta de certidão de tempo de contribuição, informação do processo de recurso, além de ser possível obter extratos e realizar consultas do processo de benefício.

Todos esses serviços estão disponíveis para o segurado, na página da previdência na internet (www.previdencia.gov.br). Mas não são utilizados por desconhecimento do segurado ou por falta de acesso a rede. Alguns serviços como o extrato de contribuição e atualização de endereço do aposentado ou pensionista, necessita de senha (Cadsenha), que pode ser obtida em uma das agências do INSS, com prévio agendamento pelo telefone 135 ou pela internet.

Atualmente, mais de 70% dos atendimentos diários nas agências são espontâneos, sem agendamento. Assim, o tempo de espera desses segurados acaba sendo longo, principalmente em comparação aos serviços que eles necessitam, que são de atendimento rápido. A implementação do Atendimento Expresso tem justamente o objetivo de melhorar esse fluxo nas unidades, propiciando a agilidade no atendimento da demanda dos serviços espontâneos, além de orientar e ensinar ao cidadão a acessar a página da Previdência Social e buscar o atendimento de suas necessidades específicas.

A maioria dos serviços podem ser feitos sem que o segurado precise sair de casa, através do Portal da Previdência ou pelo telefone 135, como consultar andamento de processos, requerer benefícios, agendar perícia médica, obter extratos de pagamento de benefícios. No entanto, a maioria dos segurados não utilizam estes serviços remotos e comparecem à agência sem marcar horário, o que gera um grande número do chamado “atendimento espontâneo”.

Fonte: Ascom INSS

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