Lei que garante gratuidade a idosos em ônibus intermunicipais é sancionada

Alagoas 24horasProfessora Lourdinha participou do evento para assinatura de decreto

Professora Lourdinha participou do evento para assinatura de decreto

A Lei Estadual Nº 7.503 que garante aos idosos a gratuidade nos transportes públicos intermunicipais foi sancionada na manhã desta segunda-feira (16) no Palácio República dos Palmares, pelo governador Teotonio Vilela (PSDB).

No último domingo (15) foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa. Com a presença de diversas associações de idosos, a Lei Estadual de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), garante um cartão de acesso para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

De acordo com a professora Lurdinha, da Associação dos Idosos de Arapiraca, em todo o estado são cerca de 60 mil aposentados que se beneficiarão dessa lei. “Os ônibus continuam a destinar cerca de dois lugares dentro de 60 para os idosos. Caso um dos assentos esteja ocupado, o idoso que entrar no transporte pode comprar um bilhete com 50% de desconto”, conta.

Para isso, os representantes da terceira idade devem solicitar o “Bilhete de Viagem”, nos pontos de venda das concessionárias que ofertam o serviço. A prioridade é que a solicitação seja feita cerca de 15 minutos antes do horário de saída do ônibus.

“A consideração aos idosos e o respeito, a proteção da lei com benefício é uma prática que ocorre em todas as sociedades desenvolvidas. Quem tem 60 anos já tem uma estrada percorrida de trabalho e de orientação aos mais jovens, porque a experiência do saber vivido é muito importante”, destaca Vilela durante a assinatura de aprovação do benefício.

De acordo com Ronaldo Medeiros (PT), essa é uma Lei que nasceu em 2011 que Alagoas é o quarto estado do Brasil a regular o transporte intermunicipal de idosos. “Isso traz uma série de vantagens como o deslocamento de idosos por questões de saúde, indo ao médico ou mesmo visitando parentes que moram longe”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos