Intenção de compras das famílias de Maceió se mantém estável

A pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió, desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), indica nova elevação das expectativas de compra dos consumidores da capital.

Em maio, o ICF alcançou 136,1 – um acréscimo na intenção de compra em 1,9% se comparado ao mês anterior, quando este índice alcançou 133,6 pontos. O resultado de maio é menor se comparado com o mesmo período do ano passado. Na média de 2014 até maio, o ICF alcançou 133 pontos, contra 134,6 de média alcançada em todo o ano de 2013. A tendência é de aproximação maior com a média registrada ano passado.

O ICF teve melhor desempenho no grupo de famílias que ganham acima de dez salários mínimos. Nesse segmento, o ICF passou de 159,5 em abril, para 160 pontos, representando crescimento de 1%. Entre as famílias que ganham até dez salários mínimos, o Índice subiu de 131,4 para 134,6 pontos, elevando o índice em 2%.

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital alagoana é composto por sete indicadores que marcaram variações, cinco positivas e duas negativas. Dentre as variações positivas, estão: situação do emprego (24%), situação da renda atual (5%), perspectiva de consumo (4%), perspectivas de consumo (3%) e nível de consumo atual (2%). Os índices que variaram negativamente foram: acesso ao crédito (-7%) e compra de bens duráveis (-8%).

ANÁLISE
Segundo o IFEPD, os resultados apontam para melhorias nas expectativas dos consumidores da capital alagoana em todas as faixas de renda analisadas. No mês de maio, os entrevistados com renda mais baixa foram os que mais se apresentaram propensos às compras. A comemoração do Dia das Mães e a Copa do Mundo incrementaram as expectativas de compras no comércio local para o quinto mês do ano.

Os dados da pesquisa na íntegra podem ser acessados no site da Fecomércio AL: www.fecomercio-al.com.br/ifepd .

Fonte: Fecomércio

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