Sérgio Teixeira é reeleito reitor do Ifal

IFALIFAL

O professor e engenheiro-químico Sérgio Teixeira Costa foi reeleito reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) durante votação ocorrida na terça-feira (29) em 19 unidades de ensino, vinculadas à instituição federal. Teixeira teve o percentual de 44,07 dos votos válidos contra 17,34% do professor Leônidas Leão. Além do reitor Sérgio Teixeira, foram eleitos diretores-gerais Marília Góis (Câmpus Marechal Deodoro), Anselmo Lúcio (Câmpus Satuba) e Ana Quitéria Menezes (Câmpus Palmeira dos Índios). No Câmpus Maceió, os candidatos Jeane Melo que concorre à reeleição e o professor Givaldo Santos vão disputar o segundo turno. A primeira ficou com 25,60% dos votos válidos e o segundo com 25,15%.

O processo eleitoral mobilizou 15.277 eleitores que compõem a comunidade do Ifal formada pelos corpos docente e discente e os servidores técnicos administrativos, distribuídos nos quinze câmpus, polos de educação a distância e unidades remotas de cursos de formação continuada. Segundo o professor Marcos Nunes, presidente da comissão eleitoral, a votação ocorreu de forma tranquila e a apuração foi concluída na tarde desta quarta-feira (30).

Sérgio Teixeira venceu com folga na maioria dos câmpus do Ifal e somou 3035 votos contra 2441 do professor Leônidas Leão. No segmento docente, o atual reitor se reelegeu com 442 votos a 160, no técnico-administrativos Teixeira somou 431 votos e Leônidas Leão 117 e no discente Leônidas totalizou 2164 votos contra 2162 para Sérgio Teixeira.

Câmpus

Na eleição para escolha do diretor-geral dos câmpus de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba, a disputa na unidade da capital foi acirrada entre os professores Jeane Melo, atual diretora que tenta a reeleição e Givaldo Santos. Este último venceu a adversária no segmento docentes (110 votos contra 104) e discentes (955 contra 266). No segmento administrativo, Jeane venceu seu opositor por 73 votos a 41). O segundo turno no Câmpus Maceió ocorrerá no próximo dia 12 de agosto. Outra eleição bastante disputada ocorreu no Câmpus Satuba, onde o atual diretor Anselmo Lúcio foi eleito com 44,47% dos votos contra 40,25% do concorrente professor André Leite.

No Câmpus Palmeira dos Índios, Ana Quitéria Menezes foi a única candidata e obteve 67,86% dos votos válidos. Em Marechal Deodoro, Marília Góis, atual diretora foi reeleita com 53,65% dos votos válidos ao vencer o professor Lúcio Bastos que obteve 22,56%.

De acordo com o regulamento eleitoral para vencer no primeiro turno o candidato deve ter um terço dos votos válidos de cada segmento – docente, discente e técnico-administrativos.

Fonte: IFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos