Operação Inverno reduziu transtornos na quadra chuvosa, diz prefeito

Secom MaceióSecom Maceió

Em entrevista ao Alagoas24horas, o prefeito Rui Palmeira analisou que “a atuação da Operação Inverno foi de fundamental importância para minimizar transtornos para famílias nas áreas de risco da capital”. A declaração faz referência aos trabalhos emergenciais iniciados nos primeiros meses deste ano – que intensificou a limpeza e a manutenção de obras de contenção em comunidades próximas a encostas para evitar deslizamentos de barreiras.

Segundo o prefeito, a atuação conjunta da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Secretaria de Infraestrutura, fez com que diversas famílias em regiões de risco tivessem maior tranqüilidade durante a quadra chuvosa, que compreende os meses de abril a julho. Rui lembrou a experiência que as chuvas de 2013 trouxeram para a equipe municipal, que conseguiu trabalhar de forma integrada durante os demais meses, antecipando-se a quadra chuvosa deste ano.

“Fizemos um trabalho sistemático. Nós montamos um comitê de avaliação que possibilitou organizar as frentes de trabalho necessárias para evitar alagamentos, deslizamentos de encostas e garantir também maior mobilidade desses moradores de áreas de risco. O resultado foi o reforço da limpeza dos canais e galerias, construção de muros de contenção e escadarias nas comunidades mais críticas”, explicou o prefeito.

Este ano, a Comdec registrou um índice pluviométrico moderado de nos três primeiros meses da quadra chuvosa. O nível de chuvas nos meses de abril, maio e junho e julho foi de 170mm, 319,8mm e 186,4mm, 108mm, respectivamente, ficando cerca de 5% abaixo da expectativa, que era de 201mm, 259,4mm, 256,9mm e 229,9mm.

“Essa previsão nos fez aperfeiçor os trabalhos preventivos e também ao cuidado especial em garantir assistência social das famílias nas áreas de risco, além do apoio dos próprios moradores. Buscamos manter ativo o contato com os líderes comunitários de Defesa Civil e informando-os também através dos canais de comunicação da prefeitura”, disse Rui.

Passado esse primeiro semestre, o prefeito contabiliza obras emergenciais concluídas nas comunidades de Chã do Bebedouro, Alto da Boa Vista, Flexal de Cima, Aldeia do Índio, Piabas e Chã de Jaqueira. Segundo prefeito, serviços também já estão sendo feitos nos bairros do Ouro Preto, Canaã e Mutange. “Também foram finalizadas as obras de contenção de encostas nas Grotas do Rafael, Pau D’Arco, São Rafael e Padre Cícero e vamos continuar em mais comunidades até o final do ano”, garantiu Rui Palmeira.

O maceioense que precisar do apoio da Comdec deve entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo número 0800 030 6205 ou diretamente com o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos