SMTT inicia testes do projeto ‘Onda Verde’ em semáforos

Imagem meramente ilustrativaImagem meramente ilustrativa

Com o objetivo de proporcionar maior fluidez no tráfego de veículos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) deu início nesta quarta-feira (20) aos testes para a implantação da chamada “Onda Verde” nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, parte alta de Maceió.

Chamado de “Onda Verde”, o projeto faz referência à cor verde dos semáforos e à sincronia entre eles. A proposta é que quando o sinal estiver aberto para veículos em um determinado ponto da avenida, outros semáforos que estiverem mais adiante também estejam, embarcando numa sincronização do sinal verde dos semáforos. O motorista deve manter uma velocidade média de 50 km/h.

De acordo com o gestor da SMTT, Tácio Melo, a sincronia entre os semáforos vai possibilitar que o fluxo de veículos nas duas avenidas ocorra de forma continuada e mais ágil. “Com os semáforos sincronizados, o tráfego de veículos vai fluir com mais agilidade, principalmente nos horários de pico. A proposta da SMTT é reduzir o tempo de deslocamento de carros e ônibus e, assim, beneficiar a todos”, destacou Melo.

Além das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, a SMTT também estuda a implantação de semáforos sincronizados em outras avenidas, como a Tomás Espíndola e Gustavo Paiva. Os equipamentos que serão instalados foram locados a partir de um contrato com uma empresa responsável pela tecnologia.

Além de beneficiar os usuários de veículos, as melhorias incluem mais segurança aos pedestres. Nas vias de maior fluxo, serão implantados semáforos tipo led para a travessia de pedestres.

“O semáforo do tipo led permite uma melhor visualização diurna e noturna ao pedestre, além de possibilitar a economia de energia, e evitar o descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente”, disse o superintendente, acrescentando que a tecnologia led foi implantada em todo o itinerário das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes lima.

Fonte: Nicollas Albuquerque / Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos