Sesc inicia inscrições para o Residência Literária Paraty

Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, começam a surgir no Brasil um novo formato de incentivo à literatura: a residência literária, quando o autor é convidado morar por um tempo, em uma determinada cidade ou país, para dedicar-se exclusivamente à sua obra. Após dez anos realizando o Prêmio Sesc de Literatura, para apresentar novos escritores ao mercado, o Sesc abre o edital da Residência Literária Sesc Paraty. Um escritor será escolhido para morar por três meses na cidade de Paraty – litoral sul do estado do Rio de Janeiro – com alimentação e moradia custeadas, enquanto escreve um livro. Além disso, o autor receberá uma bolsa no valor de cinco mil reais por mês. As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas por e-mail entre os dias 18 de agosto e 14 de setembro.

Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que tenham entre dois e oito livros publicados nas categorias contos, poesia, novela, romance, infantil e juvenil. Para se inscrever o autor deve apresentar um texto em progresso com 20 páginas. "O Residência é na verdade um impulso para autores não mais inéditos, que já publicaram livros, mas encontram dificuldade de prosseguir com a carreira", afirma Henrique Rodrigues, técnico em literatura do Sesc.

O texto literário apresentado precisa ser inédito. Não valem os já publicados pelo candidato, mesmo que de forma autônoma ou na internet. O candidato deve apresentar, ainda, uma proposta de ação a ser realizada durante a residência para o estimulo à leitura. "Será uma contribuição para a comunidade local. Além de receber a Flip- principal festa literária da América Latina-, Paraty tem um papel na formação de leitores que rompe a esfera da feira. É dar continuidade aqueles quatro dias em que respiramos literatura", comenta Daniel Ourique, técnico em cultura.

"E, estando o autor imerso no dia-a-dia dos moradores, terá a possibilidade de resgatar e retratar os hábitos locais. É uma forma, mesmo que ficcional, de dar vez e voz a comunidade, que nos últimos anos viu a cultura caiçara se perder", completa a gerente do Centro Cultural Sesc Paraty, Lisyane dos Santos.

Vale lembrar que não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional e da Federação do Comércio, nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso. Além disso, também é vedada a participação de vencedores do Prêmio Sesc de Literatura.

A comissão julgadora será composta por escritores e especialistas em literatura. O resultado será dia 17 de novembro. O projeto Residência Literária Sesc Paraty será de março a maio de 2015 e ao final dos três meses o autor deverá entregar ao Sesc a primeira versão do livro. Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

Fonte: Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário