Check-up neurológico pode prevenir derrame

Ascom Santa CasaNeurocirurgião carioca Paulo Niemeyer Filho conversa com Humberto Gomes de Melo em Maceió

Neurocirurgião carioca Paulo Niemeyer Filho conversa com Humberto Gomes de Melo em Maceió

Em breve visita à capital alagoana, onde esteve na última quinta (21) para ministrar aula no XIX Curso de Emergências Clínicas, o renomado neurocirurgião carioca Paulo Niemeyer Filho fez um alerta à população e aos médicos: "Todo adulto deveria realizar uma investigação cerebral ao fazer o check-up periódico. Quando encontramos o aneurisma antes dele sangrar, a possibilidade de sequelas, devido ao tratamento, reduz significativamente", destacou o especialista.

O aneurisma é uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo que faz com que o vaso forme uma protuberância ou aumente de tamanho. Quando o aneurisma ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro é denominado aneurisma cerebral. Seu rompimento provoca o popular derrame cerebral.

"E não estou falando apenas de pessoas acima dos 50 anos. Já temos muitos pacientes na faixa dos 40 anos acometidos pelo AVC. O problema – prosseguiu Niemeyer Filho, em visita à Santa Casa de Maceió – é que as pessoas estão acostumadas a fazer o check-up do pescoço para baixo, ou seja, de órgãos como o coração, pulmão, sistema digestivo e urinário, próstata entre outros, porém, se esquecem de fazer o check-up da cabeça, mas especificamente das artérias que irrigam o cérebro".

Segundo cálculos do próprio Niemeyer, os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importando o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% voltam a sua vida normal. Agora, se o aneurisma é identificado antes de sangrar, esse índice cai para algo entre 5%, que é o risco inerente ao próprio tratamento. "É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um simples check-up", complementou.

A pesquisa de aneurismas pode ser realizada por meio de uma angio-ressonância cerebral, procedimento não invasivo que demonstra o fluxo vascular arterial ou venoso no paciente. Coberto pelo SUS, o exame é altamente recomendável em famílias com histórico da doença, principalmente em parentes consangüíneos diretos, ou seja, filhos de pessoas acometidas pelo aneurisma.

Visita

Após percorrer o complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho demonstrou interesse em aproximar os laços entre o Instituto do Cérebro, que dirige no Rio de Janeiro, e o hospital alagoano, visando um intercâmbio técnico-científico entre as duas instituições.

No encontro com a alta direção da Santa Casa de Maceió, o neurocirurgião frisou que a instituição encontrou na profissionalização da gestão hospitalar o caminho para alcançar a auto-sustentabilidade, "sendo um bom exemplo a ser seguido por todo o país".

Ao comentar a visita, o provedor Humberto Gomes de Melo frisou "ser uma imensa satisfação receber personalidades médicas como o neurocirurgião Paulo Niemeyer e perceber que o trabalho realizado na Santa Casa de Maceió vem atingindo seu objetivo, que é garantir uma assistência de qualidade com foco na segurança do paciente."

Já o neurocirurgião alagoano Aldo Calaça lembrou que o professor doutor Paulo Niemeyer é neurocirurgião-chefe do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa do Rio de Janeiro e diretor do Instituto de Cérebro, além de ser professor do Curso de Pós Graduação em Neurocirurgia da PUC-Rio.

O especialista pertence a uma família ilustre: é sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer e filho de ninguém menos que Paulo Niemeyer, um dos pioneiros da neurocirurgia no país e considerado até hoje o maior neurocirurgião brasileiro.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos