Vilela diz que transparência é ‘trunfo’ para acabar com a greve dos médicos

Alagoas24horasGovernador Teotonio Vilela Filho

Governador Teotonio Vilela Filho

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) afirmou nesta sexta-feira, dia 11, que o grande trunfo para pôr fim à greve dos médicos da rede estadual de Saúde, que completa um mês hoje, é a transparência dos números do Estado.

O chefe do Executivo acredita que a greve da categoria está próxima de chegar ao fim, uma vez que a transparência dos dados relativos à saúde comprovariam que o Estado não tem como atender integralmente o pleito dos médicos. “O diálogo tem sempre prevalecido. Nós temos um trunfo importante que é a transparência, que derruba as argumentações com os números da realidade”, destacou.

Os médicos estão em greve desde o dia 11 de dezembro. A categoria cobra a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a realização de concurso público para a saúde. Segundo o Sindicato dos Médicos (Sinmed), o PCCS estaria pronto, com dois anos de discussões, mas a implantação não teria avançado mesmo o Estado tendo condições financeiras de executar o projeto.

Questionado sobre a afirmação do Sinmed de que o governo estaria incentivando a ida dos médicos para cooperativas com a contratação deste tipo de serviço para suprir a carência Estado, o governador afirmou que não pode ficar de braços cruzados. “O governo não está incentivando… Mas o governo não pode ficar de braços cruzados enquanto a população precisa de médicos. Vale qualquer coisa por uma vida”, explica Vilela.

Mesmo com a decretação da ilegalidade da greve – e multa de R$ 50 mil/dia – pelo então desembargador-presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Costa Filho, os médicos continuam em greve e mantém apenas os 30% dos serviços essenciais em funcionamento, como prevê a legislação.

A categoria tem nova rodada de negociação com o governo na próxima terça-feira, dia 15.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos