Apple é processada por garantia ‘enganosa e ilegal’ na Bélgica

Lei europeia determina mínimo de 2 anos de garantia para produtos eletrônicos.

IlustraçãoLei europeia determina mínimo de 2 anos de garantia para produtos eletrônicos.

Lei europeia determina mínimo de 2 anos de garantia para produtos eletrônicos.

A Apple está sendo processada na Bélgica por causa de sua política de garantias "enganosa e ilegal". A organização de direitos do consumidor Test-Aankoop estrou com ação na segunda-feira contra a fabricante do iPhone, que oferece garantia de uma ano, sendo que a lei europeia determina mínimo de 2 anos de garantia para produtos eletrônicos. As informações são do The Next Web.

Os compradores de iPhones, iPads, iPods e AppleTVs podem estender a garantia de um ano se comprarem o AppleCare Protection Plan ou o AppleCare+. Mas, segundo a ONG belga, a Apple não diz para esses clientes que eles automaticamente já têm, de graça, dois anos de garantia, o que teria o objetivo de vender mais AppleCare.

A Apple já foi processada antes por causa do mesmo problema, mas na Itália, em maio de 2011. A autoridades anti-truste do país multaram a Maçã em US$ 1,2 milhões. A companhia recorreu e conseguiu extinguir a ação depois de certas modificações no comportamento, mas pagou a multa e outros US$ 264 mil, penalidade pela demora em tomar uma atitude. Em julho passado, consumidores portugueses planejaram processar a fabricante americana, pelo mesmo motivo.

A Test-Aankoop também reclamou da falta de proatividade da Apple em resolver a questão nos países baixos. Isso porque, em março de 2012, a ONG belga, junto com outras nove organizações de direitos do consumidor da Europa, alertaram Cupertino sobre as falhas ao comunicar os clientes da garantia estendida, e sobre a ilegalidade do AppleCare.

Fonte: Terra

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