Grêmio abre duelo do ano com LDU

gLOBO.COMlUXEMBURGO

lUXEMBURGO

Pelo simbolismo, bem que Quito deveria encerrar o confronto entre LDU e Grêmio. Ao dividir os hemisférios em Sul e Norte, a capital do Equador está na "metade do mundo", como chamam os locais. Há, inclusive, uma linha simbólica, igual àquelas dos mapas, marcando o ponto exato de união dos extremos: o marco de 0º de latitude e, claro, 0º de longitude. Uma marcação bem diferente da do meio-campo, lateral, linha de fundo… mas que resume a separação que as duas equipes obrigatoriamente terão em 2013. Quem ganhar continua em busca de mais um título da Libertadores. Ao derrotado, restará a desconfiança e a necessidade de mudar o planejamento da temporada logo no seu início. Mas, calma, a partida decisiva ainda será na Arena, dia 30, em Porto Alegre. Então, pode-se dizer que o começo é pelo meio: quarta-feira, às 22h (horário de Brasília – 19h, no Equador), no Casa Blanca, na "mitad del mundo".

A preparação de ambas as equipes foi semelhante. As duas começaram a pré-temporada em 3 de janeiro. LDU, em Quito, e o Grêmio, Porto Alegre. Até o clube brasileiro rumar ao local da partida dez dias antes com a intenção de adaptar-se à altitude de 2,8 mil metros. Tão próximos, mas tão distantes, nenhum dos dois permitiu que os treinos derradeiros tivessem presença da imprensa. O mistério foi o ingrediente a completar o duelo que reúne três títulos do torneio sul-americano (só um é da equipe equatoriana).Saritama, contratado do rival Deportivo Quito, é estrela e a principal dúvida de um time em reformulação com 16 contratações, que afastou Reasco e Urrútia e liberou Bieler, os protagonistas dos títulos da Libertadores (2008), Recopa (2009) e Sul-Americana (2010). Em recuperação de problema muscular na panturrilha direita, o meia não tem presença garantida no time de Edgardo Bauza, recontratado após ter deixado o clube na derrota ao Manchester United no Mundial de quatro anos atrás.

O Grêmio entrará em campo reenergizado pela integração-relâmpago da principal contratação, o atacante Eduardo Vargas, que foi regularizado na terça e, logo depois, tomou um voo para Quito. Outro dado positivo: tem certeza de ter eliminado um grande rival: a altitude.O período em Quito fez os atletas se adaptarem e, de acordo com o preparador físico Antônio Mello, o risco de terem problemas respiratório é zero. Vanderlei Luxemburgo, então, teve de se preocupar apenas com as partes técnica e tática. Neste sentido, optou por deslocar Pará à lateral esquerda e dar chance a Tony na direita – Alex Telles foi ao banco. O ataque será de dois centroavantes, Willian José e Marcelo Moreno.

O regulamento prevê gol qualificado, portanto, o Tricolor pensa, primeiro, em ganhar, mas considera o empate um bom resultado. O fundamental é marcar gol como visitante.

Wilmar Roldan será o árbitro, auxiliado por Eduardo Diaz e Alexander Guzman – trio da Colômbia. A RBS TV transmite para o Rio Grande do Sul. O SporTV passa a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos