Obras de eletrificação do Canal do Sertão estão em fase final

Alzir JúniorEletrificação vai garantir o funcionamento das bombas responsáveis por levar água ao Canal do Sertão.

Eletrificação vai garantir o funcionamento das bombas responsáveis por levar água ao Canal do Sertão.

As obras de eletrificação que vão possibilitar o funcionamento das bombas responsáveis por levar água ao Canal do Sertão estão recebendo os últimos ajustes nesta semana. A eletrificação das bombas vai permitir a distribuição de água nos primeiros 65 quilômetros do Canal, ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, já na divisa com Olho D’Água do Casado.

Para a inauguração dos 65km iniciais do Canal Adutor do Sertão Alagoano, duas bombas serão colocadas em funcionamento. A potência de cada equipamento possibilita uma vazão de 9,6 mil metros cúbicos por hora. No início da operação, a lâmina de água que percorrerá o Canal terá 1,9 m de altura, chegando a 2,8 m quando o Canal estiver finalizado.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, confirmou a inauguração dos primeiros trechos do Canal com a presença da presidenta Dilma Rousseff. “A inauguração será agendada para depois do Carnaval, quando já teremos água no Canal. Vai ser uma honra entregar uma obra que sempre foi prioridade na gestão do governador Teotonio Vilela Filho. Se o Canal do Sertão era um sonho, agora ele é realidade”, afirma Fireman.

A obra

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste. Ele vai beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, levando água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural no Sertão.

O Governo do Estado já concluiu os dois primeiros trechos do Canal do Sertão, alcançando o km 65, e as obras do terceiro trecho já foram iniciadas, com serviços em andamento até o km 70 e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

Como vai funcionar o Canal do Sertão?

A captação de água que abastecerá o Canal do Sertão é feita na barragem do Moxotó, situada em Delmiro Gouveia. Com a força das bombas instaladas na estação elevatória, a água é conduzida por uma tubulação subterrânea até uma grande caixa de água, a caixa de transição, que armazena e envia o líquido para o início do Canal.

“O sistema de bombeamento funciona apenas até a caixa de transição. O grande diferencial do Canal do Sertão alagoano é que, deste ponto em diante, a movimentação da água é feita por meio da gravidade, já que a obra foi construída em declividade”, explica o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação, Alzir Lima. “A caixa fica um metro acima do nível do marco zero do Canal, que por sua vez foi projetado para, a cada mil metros, baixar o nível em 12cm. Isso garante que a circulação de água seja feita sem a necessidade da ação de bombas em toda a extensão da obra, o que diminui os custos de operação”, diz Lima.

O Canal do Sertão é construído em formato trapezoidal, com altura de 3,5 metros, largura inferior de 5,3m e superior de 15m. Para evitar acidentes com pessoas e animais, toda a extensão da obra foi protegida com uma cerca que reserva uma faixa de segurança de 100 metros até a margem do Canal. Para possibilitar o acesso aos povoados próximos, foram construídas passagens sobre o Canal que permitem a travessia segura de veículos e pedestres.

Ao longo dos dois primeiros trechos da obra foram instaladas sete comportas que serão equipadas com sensores de nível de água e três estações de tomada d’água, que serão utilizadas como pontos de coleta de água para irrigação.

Para vencer as dificuldades de relevo da região sertaneja e garantir o escoamento da água, foram construídas nove pontes canais, tendo a maior delas 480 metros de extensão e chegando a atingir 22 metros de altura. No terceiro trecho, onde as obras já começaram, o Canal vai percorrer 2.680 metros no subsolo. Para isso, está sendo construído um túnel de 7,5 metros de largura e altura de 6 metros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos