Assentados de Delmiro conhecem funcionalidades do Canal do Sertão

Niviane Rodrigues/AssessoriaNiviane Rodrigues/Assessoria

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, concluiu, neste momento, explanação durante seminário em Delmiro Gouveia, com o objetivo de esclarecer a assentados e à comunidade local, sobre o acesso e funcionalidades do Canal do Sertão. O secretário falou sobre o tema "O Canal do Sertão: concepção, andamento da obra, situação atual (início da operação, inauguração), continuidade da obra e de sua conclusão. O seminário foi uma determinação do governador Teotonio Vilela Filho, que ontem esteve visitando a obra e quer que todas as dúvidas daqueles que serão os maiores beneficiários sejam dirimidas antes da inauguração dos primeiros 65km de canal, previstas para o dia 15 de fevereiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

No momento, quem fala é o secretário-adjunto de Projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Francisco Alzir. Ele explica aos presentes como se dará a utilização do Canal do Sertão, ou seja, o acesso e condições de uso. Logo mais, o cientista político e professor Eduardo Magalhães, falará sobre os impactos econômicos, sociais e políticos nas regiões mais afetadas pela seca no Sertão. Após as palestras, será aberto trabalho de grupo, sob o comando da coordenação dos movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MLT). Eles discutirão com os representantes do Governo do Estado sobre as demandas e necessidades dos movimentos quanto à utilização da água do Canal.

Amanhã, o seminário será realizado no município de Água Branca. “Assumimos, por determinação do governador Teotonio Vilela Filho a coordenação desses importantes e esclarecedores seminários, que vão dirimir todas as dúvidas dos assentados e comunidades sertanejas sobre essa obra grandiosa; sonho alimentado durante anos pelos sertanejos e concretizado pelo Governo de Téo Vilela”, disse o secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo.

Fonte: Niviane Rodrigues/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos