Alfredo Gaspar é escolhido para representar o MPE no Conseg

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Este foi o promotor de Justiça escolhido pelo Colégio de Procuradores de Justiça, após reunião no final da tarde dessa quarta-feira (30), para representar o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) no Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg). O promotor substituirá o atual procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que ocupa uma cadeira no Conseg desde o ano de 2011.

A indicação do nome de Alfredo Gaspar foi unânime entre os 16 procuradores de Justiça presentes à reunião e foi feita pelo chefe do Ministério Público Estadual. “O Alfredo é um promotor respeitado dentro da nossa instituição e exerce suas funções com zelo e dedicação, além de ter um perfil combativo. Certamente vai nos representar bem dentro do Conseg”, afirmou Sérgio Jucá.

Com a aprovação já ratificada pelo Colégio de Procuradores, o nome do promotor de Justiça será enviado agora para o ciência do governador Teotonio Vilela Filho. A próxima reunião do Conselho já deverá contar com a presença do promotor escolhido.

Histórico

Promotor de Justiça de 3ª entrância, Gaspar iniciou a carreira no Ministério Público Estadual de Alagoas em 8 de abril de 1996 na Promotoria de Justiça de Maravilha. Atuou como promotor em Palmeira dos Índios, Satuba, Paulo Jacinto, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas da Capital e nos gabinetes da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria Geral. Na condição de representante do MPE, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010).

Alfredo Gaspar de Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e permanece como titular da 2ª Promotoria do Júri da Capital. Ano passado ele foi designado secretário da Comissão do Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas e escolhido como representante do MPE para acompanhar as ações do programa ‘Brasil Mais Seguro’ na Câmara de Monitoramento do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Atualmente, Gaspar está em sua segunda passagem pela coordenação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos. O Grupo ganhou reconhecimento após deflagrar sucessivas operações, que contam com as parcerias da 17ª Vara Criminal da Capital e das Polícias Militar e Civil, que costumam ser finalizadas com prisões e farto material apreendido após os cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Pelos trabalhos à frente do Gecoc, o promotor recebeu em 2012 a Medalha Mérito do Ministério Público.

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, além da formação acadêmica no curso de Direito, é pós-graduado em Direito Público.

O Conselho

Em atividade desde julho de 2007, o Conselho Estadual de Segurança Pública é um órgão vinculado ao Poder Executivo, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições integrantes da área da Defesa Social no estado de Alagoas. Também é responsabilidade do Conseg fiscalizar o cumprimento dos deveres funcionais da referida pasta.

Por ser um órgão colegiado, busca a integração de diversas instituições que trabalham no combate ao crime para dinamizar a gestão da segurança pública em Alagoas, além de reivindicar a transparência da ação governamental nesse campo de atuação.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos