Seinfra oferece cursos profissionalizantes em Delmiro Gouveia

Matheus Sandes/ArquivoMatheus Sandes/Arquivo

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) concluiu mais um ciclo de cursos profissionalizantes para beneficiários de programas habitacionais em Alagoas. Desta vez, um seminário sobre desenvolvimento de liderança encerrou as atividades de capacitação oferecidas para as famílias que receberão casas no município de Delmiro Gouveia, no Sertão do estado. No município, estão sendo construídas 369 casas em parceria com o governo federal, destinadas a famílias de baixa renda, que recebem até um salário mínimo por mês.

De acordo com a superintendente de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, os cursos visam proporcionar um reforço na renda das famílias beneficiadas. "As pessoas que tiveram disposição para levar adiante o aprendizado nessas capacitações certamente terão condições para trabalhar com o que aprenderam e, assim, obter um complemento à renda familiar", explica a superintendente.

Ao todo, as ações do projeto social da Seinfra já atenderam a 140 pessoas de baixa renda que irão receber casas no conjunto residencial também batizado de Delmiro Gouveia. Um dos cursos ofertados foi o de confecção de biscuit, que tem por objetivo apresentar aos alunos as técnicas de uso dessa matéria-prima para a produção de artigos diversos.

O artesão Elias José Gomes, de 78 anos, foi um dos alunos capacitados pelo curso. Ele sobrevive da venda dos objetos decorativos que produz com argila e materiais reciclados e, após as aulas, passou a utilizar a massa de biscuit como matéria-prima na sua produção.

“Antes eu usava outra massa mais cara e mais complicada de manusear para fazer alguns trabalhos, mas vi nas aulas do curso que a massa de biscuit tem um custo menor e que também é de boa qualidade”, afirmou Elias. “Por isso agora estou usando biscuit no meu artesanato. Estou tendo um lucro um pouco maior e ainda assim consigo vender meu artesanato num preço justo”, comenta o artesão, produtor de peças decorativas que representam o nordeste, tais como carros-de-boi e animais comuns da região.

A capacitação também aumentou a vontade que Elias tem de transmitir a jovens carentes seus conhecimentos e suas práticas artesanais. “Outro dia reuni a criançada para fazer peças de artesanato. Pedi que levassem garrafas e outros materiais recicláveis e nos divertimos muito fazendo artesanato. Espero poder fazer isso mais vezes”, falou orgulhoso o aluno que virou professor.

Durante a semana, Elias e os outros homens e mulheres que participaram dos cursos oferecidos pela Seinfra assistiram ainda a um seminário sobre empreendedorismo. À ocasião, os alunos conheceram características de empreendedorismo e aprenderam a construir um plano de negócio que os ajudarão, entre outras coisas, a atender às necessidades dos clientes.

Entre as capacitações ofertadas aos beneficiários do programa habitacional em Delmiro Gouveia também estão as de manicure e pedicure, ornamentação de sandálias, confecção de biscuit e corte e escova de cabelos.

Fonte: Seinfra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos