Agentes de trânsito cobram melhorias nas condições de trabalho

Ascom/Câmara de MaceióAgentes de trânsito cobram melhorias nas condições de trabalho

Agentes de trânsito cobram melhorias nas condições de trabalho

Um grupo de agentes de trânsito esteve nesta quinta-feira (7) na Câmara Municipal de Maceió para pedir apoio dos vereadores na busca por melhorias nas condições de trabalho. Eles cobraram a implementação de indicador de produtividade, adicional noturno, gratificação por periculosidade e a defesa política na proposta do uso de armas pelos agentes de trânsito.

Além do presidente Chico Filho (PP), participaram da reunião os vereadores Silvânio Barbosa (PSB), Zé Márcio (PSD), Wilson Júnior (PDT), Cléber Costa (PT), Heloísa Helena (PSOL), Dudu Ronalsa (PSDB), Tereza Nelma (PSDB), Silvania Barbosa (PPS), Guilherme Soares (PSOL), Pastor Marcelo Gouveia (PRB) e Kelmann Vieira (PMDB).

O agente Yuri Tenório falou em nome do grupo e explicou que os novos profissionais não estão recebendo adicional de produtividade – que segundo a lei só pode ser implementado a partir do final do estágio probatório de 3 anos. Os agentes questionam este dispositivo na Justiça, como também pedem a implantação do adicional noturno e de periculosidade. Na semana passada, um agente foi agredido ao tentar aplicar uma multa. Alguns agentes defendem o porte de arma “para maior segurança” durante o exercício funcional.

O presidente Chico Filho alegou que os vereadores têm o maior interesse em contribuir com a melhoria do trânsito em Maceió e que seria necessário uma reunião com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, para conhecer a fundo o impacto financeiro gerado com a aprovação das medidas. Ele também pediu celeridade na busca por uma liminar que desbloqueie o Fundo Municipal de Transporte.

O vereador Silvânio Barbosa fez questão de destacar que a chegada dos novos agentes pode contribuir vitalmente para melhoria do trânsito na capital e que por isso será um parceiro da categoria. Ele foi seguido pela vereadora Silvania Barbosa que cobrou informações sobre a ação de fiscalização nas portas de escolas, pois alguns motoristas estavam sendo multados antes mesmo da advertência sonora (apito) que deve ser informada pelos agentes.

A vereadora Tereza Nelma denunciou a situação de abandono deixada pela antiga gestão, inclusive, citando que as fardas adquiridas para os novos agentes da SMTT não foram pagas e a empresa que forneceu o material sofre com o atraso do pagamento. Já o vereador Wilson Júnior também foi solidário ao grupo e destacou que é preciso punir os agressores do agente que foi atacado em pleno exercício da função após iniciar uma fiscalização.

Fonte: Ascom/Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos