Slum promove ação ambiental neste domingo na Ponta Verde

Alagoas24horas/ArquivoBanhistas recebem orientação para manter praia limpa

Banhistas recebem orientação para manter praia limpa

O projeto “Praia Limpa” está de volta. A atividade promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) aconteceu neste domingo (10), a partir das 09h, na área de lazer da Avenida Silvio Vianna (o espaço fechado entre a orla de Ponta Verde e Pajuçara).

Durante toda a manhã, os agentes de educação ambiental promoveram ações de conscientização mediante visitas a pontos comerciais – barracas de praia, quiosques e ambulantes – e abordagens aos freqüentadores da praia. Na pauta, haverá orientações sobre o acondicionamento dos resíduos gerados no fim de semana e a entrega de sacos de lixo à população.

“Abordamos os banhistas e entregamos sacolas para que as pessoas acondicionem o lixo gerado por elas. É uma entrega simbólica”, explica Rita Araújo, coordenadora de Educação Ambiental da Slum. “Além da conscientização, um dos objetivos é incentivar as pessoas a já trazerem a sua sacola de casa”, acrescenta.

A equipe de Educação Ambiental também esteve em semáforos localizados nas avenidas Sílvio Vianna e Álvaro Otacílio para realizar a entregar de lixo-car – a sacola de lixo para ser deixada no interior dos automóveis.

Preservar a limpeza de uma das orlas mais bonitas do Brasil é um dever de todos e, principalmente, dos freqüentadores que usufruem das belezas naturais da capital alagoana – seja morador ou turista. A Slum cumpre o seu papel de promover a limpeza – que ocorre diariamente na orla de Maceió – e orientar a população sobre os cuidados com o acondicionamento do lixo.

A coordenadoria de Educação Ambiental reconhece que a atividade de conscientização deve ser frequente e constante. “É um trabalho paulatino, em que pretendemos continuar a levar informações sobre limpeza urbana e lixo reciclável junto com orientações para que as pessoas evitem sujar as nossas praias”, observa Rita Araújo.

A expectativa da superintendência é que o saldo da ação deste domingo seja positivo. “Há pessoas que realmente aderem à causa. Há gente que já leva a sua sacola. Quando retornamos à praia no fim de semana seguinte, elas nos reconhecem e dizem: ‘Olhe, hoje eu trouxe a minha sacolinha’. Isso é gratificante, por que vemos que o nosso trabalho tem dado resultado”, relata a coordenadora ambiental.

A Slum confirma que o “Praia Limpa” vai acontecer periodicamente em diversos pontos da orla de Maceió.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos