Feriadão será de sol e praias próprias em Alagoas

O feriado de Semana Santa terá predomínio de sol em todo o Estado. É o que prevê o boletim meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

As imagens do satélite apontam para predomínio de sol na maior parte do período, alertando apenas possibilidade de chuva nesta sexta-feira, dia 29, na região do Sertão alagoano.

A temperatura máxima fica em torno de 33°C no litoral e de 40°C na região do São Francisco, enquanto a mínima variará entre 21°C e 24°C em todo o estado. A umidade relativa do ar fica entre máxima de 98% e mínima de 80%.

O predomínio de sol fortalece o período de baixa temporada no turismo. O setor hoteleiro, que registrou a taxa média de 82% em Maceió, estima para a semana santa a ocupação entre 85 e 100%.

Durante o feriado, os restaurantes em Maceió também estão prontos para receber os turistas com cardápio da semana santa, segundo informações da Abrasel. “Até os restaurantes que têm tradição em carnes, criaram receitas para a quaresma. Nossa gastronomia é também um atrativo turístico da cidade”, destaca o vice-presidente da Abrasel, André Generoso.

Balneabilidade
Já o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade de trechos indicados para banho na costa alagoana. O documento mostra o resultado das análises feitas em laboratório e indica que cai para três o número de áreas consideradas impróprias, de modo que aumenta para 57 os locais que podem ser aproveitados pelos banhistas.

Desde a semana passada o IMA passou a divulgar o resultado da análise em 60 pontos, antes eram 55. Isso para atender a demanda de municípios que buscam a certificação internacional Bandeira Azul. Além disso, a relação de pontos agora está em ordem crescente, desde o início do litoral sul, na praia do Pontal do Peba, até o extremo do litoral norte, na praia de Maragogi.

Os parâmetros utilizados para a classificação são os estabelecidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As amostras foram coletadas nos dias 24 e 25, quando não foram registradas incidências de chuvas naquelas áreas.

O resultado é que dos 11 trechos localizados no litoral sul – entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todos se mantêm próprios para banho. Dos 32 pontos da região metropolitana, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, apenas um está impróprio. Entre os 17 pontos do litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, dois não são indicados aos banhistas.

O relatório é disponibilizado semanalmente no site do IMA e pode ser visualizados em PDF ou através do Google Earth.

Fonte: com Secom Maceió e IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos