Seagri e entidades capacitam técnicos para o ‘Água para Todos’

SeagriSeagri e entidades capacitam técnicos para projeto Água para Todos

Seagri e entidades capacitam técnicos para projeto Água para Todos

Um grupo de técnicos e educadores que vão atuar no projeto Água para Todos será capacitado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e por entidades credenciadas, nos dias 5, 6 e 7 de abril (desta sexta-feira a domingo), por meio de oficinas, no Centro Diocesano de Palmeira dos Índios.

Após o treinamento, os técnicos irão capacitar os agricultores beneficiados pelo projeto em gestão de recursos hídricos para produção de alimentos. Ao todo, 8 mil unidades para armazenamento de água serão instaladas em 15 municípios do Agreste, Bacia Leiteira e Sertão do Estado.

Além de cisternas, os agricultores serão beneficiados com tanques de pedra e barragens subterrâneas. “Isso vai depender da disponibilidade de cada área. Onde for mais viável uma barragem subterrânea, o agricultor será contemplado, pois queremos apoiar não só o uso da água para consumo humano, mas também para produção”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Segundo ele, para garantir água para consumo direto das pessoas e para uso na plantação ou na criação de animais, serão instaladas cisternas de primeira água (consumo humano) e cisternas de segunda água (produção). As de primeira água, como são conhecidas, têm capacidade para 16 mil litros, enquanto as cisternas de segunda água têm capacidade para 52 mil litros.

De acordo com o secretário, as entidades que estão executando o Projeto Água para Todos em Alagoas já têm experiência na área. Os produtores que receberão as cisternas e demais unidades fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento ou criação de animais.

Em Alagoas, o projeto Água para Todos faz parte de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Fonte: Ascom Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos