Militares comemoram Dia de São Jorge com procissão no Centro

PM/ALMilitares comemoram Dia de São Jorge com procissão no Centro

Militares comemoram Dia de São Jorge com procissão no Centro

A procissão de São Jorge, realizada na manhã desta terça-feira (23), no Centro da Maceió, reuniu policiais militares para comemorar o dia do santo padroeiro da Corporação.

O evento, que faz parte das tradições da PM desde 1954, com a fundação da Capela batizada com o nome do santo, contou com as presenças do comandante-geral, coronel Dimas Barros Cavalcante, do subcomandante, coronel Mário Jorge Souza da Hora, dos comandantes de batalhões e unidades de policiamento da Capital, do capelão do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Judá Barbosa, e de integrantes da Marinha, em Alagoas.

O capelão da PM, tenente Epitácio, saudou os participantes evocando o sentimento de harmonia da tropa. “É um momento de voltarmos nosso pensamento para Deus e que ajuda a estreitar laços de amizade e a fortalecer a nossa fé”, disse o capelão da PM.

Seguindo o andor, que trazia a imagem de São Jorge, os militares saíram do pátio do Quartel do Comando Geral, ao som de canções religiosas tocadas pelo Centro Musical da PM, indo em direção à Catedral Metropolitana, onde foi celebrada uma missa em ação de graças, presidida pelo bispo Dom Antônio Muniz Fernandes.

A procissão, que teve à frente os Dragões das Alagoas, formado por policiais do Regimento de Polícia Montada, trajando uniforme histórico, chamaram a atenção de populares que transitavam pelas ruas do centro.

Na chegada à catedral, a imagem de São Jorge foi recebida com uma salva de fogos de artifício. Dom Antônio Muniz destacou a missão dos militares comparando-a com a de São Jorge. “São guerreiros incansáveis na construção da civilização de paz, tão desejada por todos. Apesar das dificuldades que o mundo nos oferece, devemos optar pelo bem”, frisou o celebrante.

O comandante-geral endossou as palavras do bispo. “São Jorge foi um soldado que lutou pela paz, que é o nosso trabalho diário. Combatemos a violência nas ruas visando momentos de tranquilidade para as famílias. Hoje celebramos a paz, e que São Jorge interceda junto a Deus para que tenhamos a paciência necessária em nossas lidas”, destacou.

Ao finalizar a missa, Dom Antônio Muniz comunicou que caravanas de jovens, vindos de países do continente americano e europeu, estarão visitando Alagoas no mês de julho e que espera contar o apoio da Polícia Militar.

Tido como um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Jorge nasceu na Capadócia, região atual da Turquia. É padroeiro de instituições militares e de alguns países, como Inglaterra e Lituânia. São Jorge foi um padre e soldado romano, venerado como mártir cristão. Antes de ser reconhecido como santo pela igreja católica, percorreu terras longínquas e lutou ardorosamente em defesa de sua fé.

O início de sua popularidade ocorreu no auge da perseguição aos cristãos pelo imperador romano Deocleciano, no final do século III, quando o ousado guerreiro passou a defender com muita fé o cristianismo. Uma roupa de couraça, a espada e o escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, respectivamente, estão presentes na imagem de São Jorge.

Fonte: Ascom PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos