Novo IML ficará pronto em 2014

Agência AlagoasAgência Alagoas

Um dos grandes investimentos do Estado, o novo Instituto Médico Legal (IML) deve ser entregue à sociedade alagoana no primeiro semestre de 2014. O diretor-presidente do Serviço de Engenharia de Alagoas S/A (Serveal), Ronaldo Patriota, deu a informação ao governador Teotonio Vilela, durante visita ao canteiro de obras do empreendimento na manhã desta sexta-feira (26).

No segundo dia de reuniões técnicas entre o Governo do Estado e o Governo Federal para um balanço do programa Brasil Mais Seguro, o governador Teotonio Vilela visitou as atuais instalações do IML, no antigo Centro de Ciências Biológicas (CCBi), e o canteiro de obras do novo Instituto Médico Legal (IML). A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, acompanharam a visita.

Avaliado em R$ 6 milhões, o novo IML terá uma área construída de 3.123,96m². “É uma obra impactante para a sociedade. São muitos equipamentos na área de segurança, e esse é um deles que está fazendo falta e nenhum outro governo conseguiu fazer”, disse o governador.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança, Maurício Brêda, mostrou-se confiante na construção do Instituto. “O que víamos em Alagoas era colocar uma pedra fundamental e não se levantar nada. E agora está aí”, frisou.

Para a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o complexo de perícia oficial em construção em Alagoas deve ser referência. "Queremos que este complexo seja referência para o Brasil", afirmou MIki.

No prédio do Centro de Ciências Biológicas (CCBi), onde o IML está instalado de forma provisória, o governador disse que fará as adequações necessárias para humanizar mais os serviços prestados pelo órgão. “Nossa parceria com o Governo Federal tem possibilitado a aquisição de vários equipamentos. Só o Estado está investindo 150 milhões de reais em segurança para os alagoanos”, frisou Teotonio Vilela.

A sede provisória do IML conta com novas salas de necropsia em corpos decompostos, sala de necropsia em corpos cujas mortes são recentes, sala de protocolo de entrada e saída de corpos e sala de refrigeração. A câmara frigorífica está em fase de estruturação e terá capacidade para vinte corpos.

VIDEOMONITORAMENTO

Durante a visita de trabalho às instalações do IML, o governador Teotonio Vilela anunciou para o próximo mês a segunda etapa do videomonitoramento em Alagoas. Os equipamentos têm ajudado a polícia a elucidar crimes como o ocorrido no último dia 24 no Conjunto José Tenório.

“A equipe da Defesa Social e do Governo Federal estão detalhando cada meta do programa Brasil Mais Seguro para sabermos onde avançou, o que irá melhorar, o que precisa mudar. Estamos firmes e determinados nesse programa, que é irreversível e está fortalecido”, destacou Teotonio.

Segundo o secretário Dário Cesar, o sistema de videomonitoramento já mostrou sua eficiência. “Nosso investimento é pelo bem da população, para diminuir a violência no Estado”, destacou.

Durante todo o dia, técnicos e gestores do Governo de Alagoas e do Governo Federal fizeram reuniões sobre o andamento do programa Brasil Mais Seguro no Estado e estudaram novos investimentos na área de prevenção à criminalidade.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos