Ações conjuntas garantem melhor assistência às gestantes

Ascom/SesauAssistência às gestantes

Assistência às gestantes

O Instituto da Mulher do Hospital Sanatório, antiga maternidade Paulo Neto, se prepara para reabrir suas portas. Isto acontece devido às ações integradas entre as Secretarias de Saúde do Estado e de Maceió, que se comprometeram em garantir o atendimento e uma maior assistência às gestantes de Alagoas.

Para que esta ação aconteça o mais rápido possível, o secretário estadual, Jorge Villas Bôas, se reuniu nesta sexta-feira (26) com o secretário municipal, João Marcelo Lyra para discutir os últimos detalhes desta iniciativa. Além da reabertura do Instituto, Estado e município têm trabalhado, junto com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), na reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica.

Atualmente, o Instituto encontra-se fechado, mas com a contratualização firmada com o Estado e o Município, a maternidade irá reabrir suas portas e oferecer assistência a mais de 600 pacientes por mês. “A parceria entre Estado e o município de Maceió têm se intensificado cada vez mais, e uma de nossas prioridades é trabalhar na assistência materna, oferecendo leitos e serviços de qualidade para as gestantes. Apesar de este trabalho ser em Maceió, teremos benefício em todo o estado, e esses novos leitos irão ajudar a desafogar o serviço na Santa Mônica”, explicou Jorge Villas Boas.

Na contratualização que será realizada, o Estado arca com 70% dos custos, enquanto o município com 30%. Uma vez funcionando, o Instituto da Mulher do Hospital Sanatório poderá integrar à Rede Cegonha, fazendo parte dos programas do Ministério da Saúde.

“O repasse dos recursos é mediante ao cumprimento de metas. Precisamos do compromisso da maternidade com as gestantes. Para isso, uma comissão será formada para fazer o acompanhamento dos trabalhos em todas as maternidades contratualizadas”, disse o secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, informando que o Instituto da Mulher do Hospital Sanatório é uma maternidade de risco habitual e irá dispor de 42 leitos para as gestantes.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos