Messi sai do banco, faz golaço, mas Barça deixa vitória escapar no fim

AFPAlexis Sánchez arrisca o chute diante de Borja Ekiza, em Bilbao

Alexis Sánchez arrisca o chute diante de Borja Ekiza, em Bilbao

O Barcelona viu uma vitória de virada escapar aos 44 minutos do segundo tempo, depois de uma reação espetacular comandada por Messi diante do Athletic Bilbao. Poupado no banco de reservas até os 13 da etapa final, o craque argentino saiu do banco de reservas, fez um golaço e deu assistência para o outro de Aléxis Sánchez, virando para 2 a 1 depois de Susaeta abrir o placar aos 27 de jogo. Mas, no fim, Ander Herrera decretou o empate por 2 a 2 no estádio San Mamés, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol.

Com o tropeço, o líder isolado Barcelona chegou aos 85 pontos e não pôde comemorar o título antecipadamente neste sábado. Se vencesse, poderia garantir a conquista caso o Real Madrid perdesse para o Atlético de Madri, mas os merengues fizeram 2 a 1 em pleno Vicente Calderón e ampliaram o jejum do rival em vitórias no clássico para 25 jogos.

Na quarta-feira que vem, o Barcelona precisa golear o Bayern de Munique para se classificar à decisão da Liga dos Campeões, pois foi derrotado por 4 a 0 no jogo de ida. Pelo Espanhol, enfrenta o Bétis no próximo fim de semana, no Camp Nou. Em 14º lugar com 37 pontos, o Bilbao volta a jogar pela competição nacional contra o Celta de Vigo, fora de casa.

Bilbao assusta e sai em vantagem no primeiro tempo

Sem Messi e Iniesta, poupados no banco de reservas, o Barcelona enfrentou um Athletic Bilbao que jogou de igual para igual desde o início. Logo aos cinco, o time casa assustou. Piqué errou na saída de bola e, após cruzamento da esquerda, Aduriz quase completou.

O Barcelona respondeu assustando ainda mais. Aos 16, Fábregas enfiou entre os zagueiros, e Alexis Sánchez chutou da meia-lua, acertando a trave direita do goleiro. Pouco depois, aos 23, Song arriscou da entrada da área, nas mãos do goleiro, e Xavi, aos 26, chutou colocado, raspando a trave.

Mas foi o Bilbao que abriu o placar. Aos 27, Aduriz fez boa jogada pela esquerda, pedalou, Piqué escorregou na marcação, e Susaeta completou o cruzamento quase em cima da linha. Com a vantagem, os anfitriões se empolgaram e quase chegaram ao segundo gol aos 44. Após cruzamento da direita, Aduriz subiu sozinho e cabeceou por cima, levando muito perigo.

Mesmo mais encolhido, o Barcelona por pouco não foi para o vestiário com um injusto empate. Aos 45, Fábregas recebeu na esquerda, entrou na área e tentou sem ângulo, mas a bola passou paralelamente à meta e saiu.

Messi entra, incendeia o Barça e quase garante a vitória. Quase…

O equilíbrio no primeiro tempo foi tanto que o Bilbao conseguiu quase dividir a posse de bola com o Barcelona: 46% contra 54%. Mas Tito Vilanova reagiu, tirando Abidal, em sua segunda partida consecutiva como titular depois da recuperação do transplante de fígado, e colocando o lateral brasileiro Adriano. E a primeira ivestida de maior perigo foi do time catalão. Aos sete, Alexis Sánchez caiu na área diante da marcação, mas o árbitro mandou o jogo seguir. A resposta do Bilbao veio aos dez, quando Susaeta acertou o travessão em cobrança de falta da risca da grande área pela direita.

Assustado, o Barcelona se transformou com a entrada de Messi aos 13 minutos, no lugar de Xavi. Logo no primeiro lance, o argentino deu uma arrancada do meio-campo até a área e deixou Pedro livre para concluir. Mas o chute saiu em cima do goleiro. Pouco depois, Alexis Sánchez também finalizou mal, aos 17, após boa jogada de Daniel Alves pela direita.

Aos 21, o melhor do mundo desequilibrou. Messi recebeu perto da área, driblou três, um deles duas vezes, e chutou da meia-lua, certeiro, no canto, empatando a partida, em mais um golaço memorável de sua carreira.

Incendiado pela entrada do camisa 10, o Barcelona partiu para cima em busca da virada. E conseguiu. Aos 24, Daniel Alves fez jogada pela direita e cruzou. Messi cabeceou, e a bola acabou no peito de Alexis Sánchez, livre, de frente para o gol. O atacante dominou e chutou sem defesa, virando o placar.

Aos 34, Tito Vilanova promoveu a entrada de Iniesta em campo, no lugar de Alexis Sánchez, para garantir a vitória. Mas, aos 44, o Bilbao chegou ao empate. Em cruzamento para a área , a defesa do Barça falhou, e a bola acabou no pé de Ander Herrera. O volante chutou forte, sem defesa para Valdés e igualou tudo.

Fonte: Globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos