Galo bate o Tombense e fica perto da decisão

Globo.comAtlético-MG

Atlético-MG

Mesmo sem se apresentar como em outras oportunidades, o Atlético-MG conquistou uma importante vitória, neste sábado, no estádio Almeidão, em Tombos, na Zona da Mata mineira, na primeira partida entre as equipes pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Com um time alterado em diversas posições, o Galo teve de lutar contra o calor, contra a pressão da torcida adversária, contra o gramado bastante irregular e, principalmente contra um rival com muito brio e muito lutador. O time alvinegro passou por tudo isso e, com o placar de 2 a 0, gols marcados por Luan e Leandro Donizete, um em cada tempo, garantiu o bom resultado. O público foi de 2.451 pagantes, que proporcionaram uma renda de R$ 95.780,00.

Durante todo o dia, o clima na cidade era de festa. Porém, no estádio, a emoção e a saudade tomaram conta. Foi o primeiro duelo do Tombense após a morte de Marquinhos Galhardo, em um acidente automobilístico. Os jogadores do time da Zona da Mata entraram em campo com uma camisa com a foto do jogador. Os torcedores, por sua vez, fizeram faixas e entoaram gritos em referência ao passamento precoce de Galhardo. Um minuto de silêncio foi respeitado, como raras vezes acontece no futebol brasileiro.

O Atlético-MG entrou em campo com dois reforços de peso, mas sem a estrela principal. Diego Tardelli, recuperado de uma lesão muscular, e Bernard, curado da luxação no ombro direito, eram os grandes nomes do Galo, já que Ronaldinho Gaúcho não foi sequer relacionado para a partida. Com Gilberto Silva na zaga, no lugar de Leonardo Silva, Cuca, que completou 100 jogos no comando do Galo, testou a alteração que fará na próxima quinta-feira, quando o time encara o São Paulo, pela Taça Libertadores. Leonardo Silva está suspenso na competição internacional. Além disso, Alecsandro jogou no ataque, no lugar de Jô. As mudanças funcionaram, e Bernard, mesmo sem ritmo, foi muito importante para a vitória.

Com o resultado, o Atlético-MG aumentou a vantagem que tinha, por ter feito melhor campanha na primeira fase do Estadual. Agora, no próximo confronto, poderá até perder por dois gols de diferença que, mesmo assim, garantirá uma vaga na decisão, contra Cruzeiro ou Villa Nova, que se enfrentam em outra semifinal. A primeira partida da outra chaves será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Castor Cifuentes, em Nova Lima.

A partida de volta do Mineiro será disputada no próximo domingo, dia 5 de maio, no Independência, em Belo Horizonte. Antes, porém, o Galo terá um compromisso dos mais difíceis, diante do São Paulo, na primeira partida das oitavas de final da Taça Libertadores. O confronto será nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Morumbi.

Chances de Luan

Logo no início, o Galo tomou conta das ações e teve o domínio da posse de bola. O Tombense esperava a hora certa para tentar surpreender o alvinegro, principalmente com Júnior Negão, Betinho e Adeílson.

Apesar de ter começado o jogo com visível falta de ritmo, por conta do período de quase três semanas de inatividade, Bernard tentou fazer o papel de R10. Aos 27 minutos, colocou na cabeça de Alecsandro, que cabeceou livre para o gol, mas Marcelo Carné fez ótima defesa, com um reflexo apuradíssimo. Mas, no rebote, Luan, também de cabeça, empurrou para gol e abriu o placar.

A diferença da qualidade técnica era visível e, mesmo sem se apresentar muito bem, o Galo ainda teve duas chances, novamente com Luan, de ampliar o placar. Nas duas vezes, o atacante saiu frente a frente com Marcelo Carné e parou nas mãos do goleiro do Tombense.

Pressão e golaço de volante

O capitão atleticano Réver voltou para o segundo tempo somente para levar o terceiro cartão amarelo e ficar fora do jogo de volta, assim como o volante Leandro Donizete, que recebeu o cartão ainda no primeiro tempo. O zagueiro Leonardo Silva entrou na zaga ao lado de Gilberto Silva.

O técnico Marcelo Cado colocou Éder Luiz no lugar de Betinho, com o objetivo de movimentar o ataque, já que Junior Negão e Adeílson estavam isolados no ataque. Com isso, o time da casa passou a pressionar o Galo em busca do empate, e o goleiro Victor fez uma boa defesa em chute de Adeílson. E o próprio atacante do Tombense aproveitou falha de Leonardo Silva e finalizou rente a trave.

Mas, justamente quando era chamado de ‘timinho’ pela torcida do Tombense, o Atlético-MG, aos 36 minutos, chegou ao segundo gol. E que golaço de Leandro Donizete! O volante recebeu da entrada da área e acertou um belo chute, sem chances para Marcelo Carné.

O Galo ficou muito perto da decisão do Campeonato Mineiro!

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos