Agentes da Força Nacional oferecem serviços à comunidade do Jacintinho

O Projeto Força na Comunidade é uma ação dentro do Programa Brasil Mais Seguro.

Alagoas24horasForça Nacional e SMS desenvolvem atividades em Maceió

Força Nacional e SMS desenvolvem atividades em Maceió

Como forma de aproximar a população da polícia e, consequentemente, reduzir os números de homicídios na região do Jacintinho, em Maceió, a Força Nacional de Segurança Pública levou serviços de saúde, beleza, peça teatral e oficinas para a comunidade do entorno da Escola Lenilton Alves, no bairro do Jacintinho.

A ação realizada durante todo o dia desta sexta-feira, dia 3 – denominada de Força na Comunidade – está dentro do Programa Brasil Mais Seguro, implantado no Estado em meados do ano passado. O projeto conta com a participação de mais de dez agentes de segurança, além do apoio da Prefeitura de Maceió e Secretaria Municipal de Saúde e unidades de ensino tecnológico e superior.

A Escola Lenilton Alves é cercada por algumas comunidades de grota – entre elas Rafael, Arroz, Cigano e Morro do Ari – e, de acordo com a população, a ação dos traficantes é constante. “Já presenciei um aluno ser espancado por traficantes porque devia dinheiro a ele. Aqui a noite é um antro de criminosos devido à aproximação das grotas”, destacou uma moradora que preferiu não se identificar com medo de retaliações.

De acordo com Tenente Willian, da Força Nacional, é visando justamente a aproximação com a comunidade e desmistificar a mitologia da repressão dos agentes. “A nossa maior intenção é proporcionar à criança, através de oficinas e peças teatrais, a clareza de qual é o nosso serviço e conscientizá-la do seu papel enquanto cidadão”, destacou.

O tenente enfatizou ainda que em contrapartida alguns serviços, como corte de cabelo, aferição de pressão, vacinação são oferecidos à comunidade. “Não temos um indicativo de quantas pessoas queremos atingir, mas a população no entorno da escola deve ser beneficiada”, ressaltou.

Para a coordenadora de ensino da unidade escolar, professora Ana Claúdia, a comunidade vê com bons olhos a ação dos agentes policiais. “A gente começa a ter uma outra visão da Força Nacional, uma vez que eles estão prevenindo a violência e conscientizando a nossa juventude”, disse a professora, enfatizando ainda que a escola estará de portas abertas para uma nova ação.

De acordo com o tenente, o projeto iniciou em Luziânia, em Goiás, nos meados de 2010 e em Alagoas a ação já passou por diversos bairros e o último foi na Vila dos Pescadores, no Trapiche da Barra.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos