Fungos preferem calcanhares e dedos dos pés

GoogleFungos preferem calcanhares e dedos dos pés

Fungos preferem calcanhares e dedos dos pés

Embora presentes no corpo inteiro, os fungos têm seus locais preferidos. Os mais cotados estão nos pés — calcanhares, unhas e dedos são muito populares entre estes micro-organismos. O primeiro mapeamento de suas culturas, publicado hoje na revista “Nature”, mostra como elas também são abundantes nos antebraços, nas virilhas, nas narinas, no peito e na dobra dos cotovelos.

Até agora, métodos tradicionais de sequenciamento do DNA proporcionaram um mapeamento extenso da presença de bactérias. Havia, porém, dificuldade para estudar a diversidade dos fungos, cuja presença também é crucial para a saúde humana.

— A evolução da análise do DNA permitiu fazer um censo dos fungos — explica Julia Segre, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, dos EUA, e coautora da pesquisa. — Há quase 200 tipos destes organismos em nós. Somente no calcanhar há 80. Nas unhas são 60 e, entre o terceiro e quarto dedos dos pés, 40.

A preferência dos fungos pelos pés deve-se à variação térmica deste ambiente, muito maior do que a registrada no resto do corpo. Assim, é possível que comunidades de fungos adaptadas a diferentes temperaturas se alojem por ali.

Julia e sua equipe analisaram 14 locais do corpo de dez adultos. Não houve grandes variações na quantidade de culturas de fungos no grupo, à exceção de um voluntário, que passou sete meses tratando de uma infecção nos dedos do pé. Nele e naquele local a presença dos organismos foi particularmente alta. Mas não se sabe o que veio primeiro: os fungos ou a infecção.

— Entre as bactérias, quanto menor a diversidade, maior o risco de doenças. Falta saber se os fungos seguem este padrão — diz David Relman, professor de microbiologia da Universidade de Stanford que não participou do estudo e sugere uma pesquisa com pessoas descalças. — Os pés muitas vezes estão enclausurados em sapatos e ficam quentes e úmidos, um prato cheio para os fungos.

Fonte: O Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos