Caxirola está proibida na Copa das Confederações

ESPNCaxirola

Caxirola

Pouco mais de um mês depois da reabertura parcial às pressas para um jogo entre amigos de Ronaldo e de Bebeto, o Maracanã será reinaugurado em uma grande partida internacional, no amistoso entre as seleções do Brasil e Inglaterra, no próximo domingo às 16h. No entanto, o primeiro evento-teste do COL (Comitê Organizador Local) nos padrões da Fifa no local ainda não terá o estádio com 100% dos serviços que serão utilizados na Copa das Confederações-2013. A caxirola, criada para ser o instrumento musical do país na Copa do Mundo-2014, está proibida.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, representantes de diversos órgãos públicos e privados explicaram sobre pontos da organização e da operação durante o amistoso. A sinalização na parte externa no estádio, os serviços oferecidos à imprensa e a área VIP são os principais pontos que ainda não estarão prontos.

"Estádio 100% pronto é para o jogo do dia, 16 (Itália x México, pela Copa das Confederações). Temos estruturas provisórias sendo montadas ainda, como centro e imprensa, centrod e voluntários e áreas de hospitalidade. O serviços de media na internet ainda não estarão instalados, as áreas de protocolo e hospitalidade não serão da mesma maneira do que acontecerá na Copa das Confederações, porque esse jogo é da CBF. A venda de,ingressos também não. A sinalização ainda não será a mesma, pode haver possíveis desinformações,mas estamos trabalhando junto com prefeitura e treinando os voluntários. É difícil garantir 100% de qualidade logo no primeiro evento, por isso o teste é fundamental", afirmou Thiago Paes, gerente geral de integração operacional do COL.Um ponto que deve causar polêmica é a proibição da caxirola nas arquibancadas para Brasil x Inglaterra e também para a Copa das Confederações. A presença do instrumento musical, que foi desenvolvido por Carlinhos Brown e ganhou o apoio do Governo Federnal, na Copa do Mundo ainda é incerta. O veto aconteceu depois que torcedores do Bahia atiraram diversas caxirolas no gramado do estádio da Fonte Nova, em Salvador, em protesto contra a atuação do time durante o clássico com o Vitória.

"A caxirola não será permitida, se enquadra em instrumentos musicais, que são proibidos neste jogo. Foi feito um evento-este em Salvador, e área de segurança chegou a uma posição. O Governo nos encaminhou uma documentação, falando que não seria permitido o ingresso da caxirola. Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer", explicou Hilário Medeiros, gerente de segurança do COL.

O amistoso do próximo domingo testará 16 áreas funcionais do Maracanã: limpeza e resíduos, serviços ao espectador, catering, competições (que inclui gramado, equipamentos, gandulas, treinos, protocolo de jogo, árbitros, vestiário e aeroporto), tecnologia da informação, protocolo, operações de imprensa, transporte, broadcast, voluntários, segurança, credenciamento, logística, serviços médicos, hospitalidade e marketing.

Restam apenas 3 mil ingressos de uma carga total de 74 mil entradas colocadas à disposição dos torcedores. O COL também informou que os proprietários das 4.500 cadeiras cativas do Maracanã terão direito de assistir ao duelo entre brasileiros e ingleses. A organização ainda pede que o público utilize transporte público para chegar ao local, principalmente o metrô. As principais ruas de acesso nos arredores do estádio serão fechadas para o trânsito, e os detalhes serão anunciados pela Prefeitura nesta terça. O esquema de segurança do amistoso também será nos moldes da Copa das Confederações, com 1.000 a 1.200 agentes privados (stewards), 650 policiais, 60 viaturas e dois helicópteros da polícia, além de 383 câmeras de monitoramento e um Centro de Segurança Integrado. Cerca de 900 voluntários trabalharão na partida. Ao contrário do que acontecerá nas competições oficiais da Fifa, desta vez não haverá venda de bebidas alcóolicas.

Este será o sexto e último evento-teste nos padrões Fifa antes da Copa das Confederações. Antes, já foram realizados no Castelão, em Fortaleza (Fortaleza x Ceará, 7 de abril), no Mineirão, em Belo Horizonte (Brasil x Chile, 24 de abril), na Fonte Nova, em Salvador (Vitória x Bahia, 28 de abril), na Arena Pernambuco, em Recife (Naútico x Sporting-POR, 22 de maio) e no estádio Nacional, em Brasília (Santos x Flamengo, 26 de maio).

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos