Como fazer escova de salão em casa

Getty ImagesGetty Images

O segredo do liso perfeito começa na limpeza dos fios. Não exagere na quantidade de xampu e condicionador e enxágue o cabelo muito bem. “Resquícios de produtos costumam deixar os fios oleosos e com aspecto pesado”, alerta a cabeleireira Petty Hegídio, de Belo Horizonte. Contudo, a técnica de secagem é a grande sacada. Como fazer escova de salão? Descubra agora!
1. Blinde os fios contra o vento e a chuva
Aplicar um produto sem enxágue que tenha proteção térmica antes de usar o secador é fundamental não só para proteger o cabelo contra a alta temperatura (que danifica a fibra capilar), mas também para impedir que, depois da escova feita, agentes externos, como o vento e a umidade, estraguem todo o trabalho.

2. Retire a umidade com uma toalha
Pode parecer frescura, mas a forma como você usa a toalha para retirar a umidade das madeixas faz toda a diferença. Em vez de esfregá-la com força – correndo o risco de eriçar e quebrar os fios –, pressione-a delicadamente contra os cabelos, trabalhando a partir das pontas em direção à raiz. Não encare o secador com os fios encharcados, essa fase é importantíssima.

3. Invista em um bom secador
Aposte em um aparelho com alta potência, entre 1.800 e 2.000 watts. Dessa forma a secagem é mais rápida e as madeixas ficam menos tempo expostas ao calor. Além disso, um secador poderoso aumenta a durabilidade do resultado e modela melhor. Os modelos com íons são os queridinhos dos profissionais porque selam as cutículas, estimulam o brilho e ajudam a eliminar a eletricidade, reduzindo o aparecimento de fios arrepiados.

4. Escolha a escova certa
Para obter o efeito liso, a escova precisa ser redonda e de tamanho proporcional ao comprimento do cabelo. Ou seja, as de diâmetro menor para os curtos e as versões maiores para os longos. Os tipos de cerda também mudam conforme a espessura dos fios. Dê preferência às mistas se os seus forem grossos, pois elas seguram e tracionam melhor o cabelo. Já as naturais dão conta de madeixas finas.

5. Secagem geral antes de escovar
Seque um pouco o cabelo antes de começar a escovar. Para isso, jogue vento quente e vá penteando com uma escova tipo raquete. Após a lavagem, o secador deve ser usado antes que o cabelo fique mais do que 30% seco, dessa forma é possível evitar mechas rebeldes.

6. Nada de preguiça na hora de escovar
A máxima de que a pressa é inimiga da perfeição cabe perfeitamente para obter um efeito liso e fazer uma escova bem feita. “É necessário dividir o cabelo em várias mechas finas, com cerca de três centímetros, e escovar cinco vezes cada uma delas, passando o secador bem devagar”, explica a cabeleireira Magdy Damm, do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo.

7. Levante a raiz
Conquiste volume trabalhando as mechas da parte superior da cabeça. Segure a escova bem próxima à raiz e, sempre secando, puxe com firmeza para o alto na direção oposta ao nascimento dos fios.

8. Um jato de brilho para finalizar
Para o grand finale, aplique reparador nas pontinhas e dê um ‘banho’ de jato frio no seu cabelo, que garante brilho e leveza.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos