Deputado cobra entrega de casas do Programa da Reconstrução

AssessoriaJoão Henrique Caldas

João Henrique Caldas

O deputado estadual JHC (PTN), presidente da Comissão das Enchentes na Assembleia, usou a tribuna da Casa, na sessão desta quarta-feira (12), para criticar duramente a falta de infraestrutura em conjuntos habitacionais que estão sendo entregues pelo Programa da Reconstrução em cidades vítimas das enchentes de 2010.

No começo do seu discurso, o líder do PTN lembrou a visita técnica que fez ao município de Santana do Mundaú, onde constatou que um conjunto com 1.200 casas encontra-se ainda inacabado. O parlamentar também falou da visita que fez a União dos Palmares, na segunda-feira (10), na qual esteve no Conjunto Nova Esperança, que teve metade das casas entregue e a outra parte foi ocupada por pessoas cadastradas pela Caixa.

“As pessoas estão inquietas com a falta de celeridade na entrega das casas, por isso ocuparam os imóveis. As moradias já estão se deteriorando. É dinheiro público que está sendo mal empregado ali, sem que as habitações atendam às vítimas das enchentes de 2010”, lamentou JHC.

Prestes a completar três anos da tragédia nos municípios de Santana do Mundaú e União dos Palmares, JHC apontou que o atraso na entrega das obras pode infelizmente se arrastar por mais tempo ainda. “A construtora diz não ter dinheiro para terminar a obra e o Estado afirma não ter recursos para fazer um aporte a esses contratos. Faço aqui um apelo a todas as partes envolvidas para que haja uma mobilização para a entrega das casas do Conjunto Nova Esperança, em União. Precisamos resgatar a dignidade e a felicidade de quem sofreu com as enchentes”, disse JHC.

Ainda segundo o líder do PTN, Alagoas optou pela instalação de barracas para os milhares de desabrigados das enchentes de 2010. JHC contou sobre a experiência que teve ao passar uma hora nas barracas, nas mesmas condições dos atingidos pelas chuvas. “A imagem que tive foi de um campo de concentração. Saí de lá ensopado de suor. Idosos entrando em convulsão, crianças sofrendo com a falta de condições. Durante o dia, temperaturas que beiravam os 60 graus e à noite um frio intenso. Uma tragédia social desumana”, avaliou JHC.

O parlamentar lembrou que após os apelos realizados na Assembleia, os desabrigados foram relocados e foi iniciada a fase de construção dos conjuntos habitacionais, mas lamentou que ainda existam pessoas vivendo em áreas de risco, próximo a rios e sujeitas a uma nova tragédia, como a que aconteceu em 2010.

Para arrematar seu discurso, JHC reafirmou a necessidade de uma atenção social aos novos conjuntos, que contam com casas, mas não apresentam escolas, postos de saúde ou áreas de lazer nas proximidades. “Em Santana do Mundaú a escola não está pronta, o terreno foi condenado pelo Ministério da Educação, mas a obra continuou e o terreno continua cedendo, onde crianças não vão poder frequentar a sala de aula. Por tudo isso, temos que nos manter atentos, como fiscalizadores e fiéis representantes do povo”, afirmou JHC.

Fonte: Ascom JHC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos